O Cinema brasileiro está protagonizando visibilidade no mundo inteiro. Um dos recentes fenômenos das telonas é Bacurau, de 2019. O longa-metragem de Kléber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, já venceu o prêmio do júri no festival de Cannes, na França, sendo o segundo filme brasileiro a conquistar prêmio nesse certame na história e foi escolhido, ainda, faturou prêmios de melhor filme nos festivais de Munique, na Alemanha e de Lima, no Peru, conquistado tanto críticos quanto público pelo Brasil e mundo afora.
Já o curta-metragem, Bochincho – O filme, baseado no poema de Jayme Caetano Braum e dirigido por Guilherme Suman, produzido em 2020, logrou classificação para o 48º festival de cinema de Gramado, para o 8º festival de curtas de Campos do Jordão, além de classificação no 13º LABRFF (maior evento do audiovisual brasileiro fora do país), em Los Angeles, e do London Liftt Film-Festival, além de já ter recebido a comenda de melhor filme do festival Cinema em Portugal.
As duas produções são as únicas brasileiras selecionadas para o 10º Almería Western Film Festival, tradicional festival da região de Andaluzia, na Espanha. O Evento acontecerá de 8 a 11 de Outubro na fictícia cidade cinematográfica de Tabernas.
Entre curtas e longas-metragens, as obras selecionadas representam: Espanha, Brasil, Estados Unidos, Costa Rica, Inglaterra, México, França, Argentina, Alemanha, Itália, Chile, Irlanda, Reino Unido, Luxemburgo e Argentina.
Bochincho – O filme – Sinopse: Baseado no conhecido poema de Jayme Caetano Braun, Bochincho, O Filme conta a história de um velho homem que, ao lado de parceiros de lida, evoca suas lembranças de um pitoresco episódio de seu passado no Rio Grande do Sul.
Ficha técnica:
Distribuidora: Moreno De Franceschi
Produção Executiva: Guilherme Suman e Thiago Suman
Direção: Guilherme Suman
Roteirista: Guilherme Suman e Thiago Suman
Elenco: Clemente Viscaíno, Sirmar Antunes, Luiz Marenco, Cassiano Ranzolin, Kaya Rodrigues, Alexandre Cardoso, Cássio Nascimento, Janaína Barbosa, Luís Franke, Rose Canal, Marcello Crawshaw, Bruno Krieger, Guilherme Suman, Denise Franzen, Ênio Medeiros, Elton Saldanha, Cristiano Quevedo, Iluska Moura e Raquel Kubeo.
Direção de Fotografia: Juliano Dutra
Direção de Arte: Pauliana Becker
Trilha Musical: Duca Duarte
Trilha Sonora Original: Duca Duarte
Montagem: Alfredo Barros
Desenho de Som: Duca Duarte
Figurino – Carol Scortegagna
Maquiagem e efeitos – Jhonny Left