seg, 30 de dezembro de 2024

Variedades Digital | 27 e 28.12.24

Idosa aguarda por cirurgia cardíaca há um ano

Secretaria da Saúde informa que até sexta-feira (4) a situação deve ser resolvida

Nesta segunda-feira (31), Silvia Gonçalves, filha de Odete Gonçalves, de 86 anos, procurou a reportagem do jornal A Plateia para pedir ajuda em relação a situação de sua mãe. Dona Odete é cardíaca e utiliza um marcapasso, entretanto, ainda no ano passado, recebeu a informação de que precisaria trocar a bateria do aparelho até setembro de 2020. Segundo Silvia, o processo para que a cirurgia de troca de bateria do dispositivo fosse realizada já foi encaminhado ainda em 2019, mas até agora não receberam respostas. O procedimento deve acontecer em outra cidade, mas depende da autorização e do encaminhamento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Sant’Ana do Livramento.

Ainda de acordo com a filha da idosa, ao procurar respostas na SMS no dia de hoje, seu marido foi tratado de forma grosseira. “A gente vai na secretaria e é um descaso. Hoje mesmo, meu marido, que é cadeirante, foi lá e o secretário deixou ele falando sozinho. Virou as costas e saiu. A minha mãe tem 86 anos e ela tem um mês só de bateria, só esse mês de setembro. […] É um descaso, uma pessoa idosa esperando […] de uma hora pra outra ela pode falecer. Eles estão esperando o quê? Ela entrar em óbito? Aí não vai adiantar mais”, desabafou.

Vale destacar que o secretário, o qual Silvia se referiu em sua fala, trata-se de Carlos Alberto Antunes, secretário adjunto da saúde e responsável pela SMS durante o afastamento de Eder Fialho após ter contraído Coronavírus. Procurado pela reportagem, Antunes nega as alegações de que teria sido rude com o marido de Silvia e que ainda explicou a ele sobre o andamento do processo. “Vai ter tempo hábil. […] Nós vamos trocar agora em setembro, é só o Eder (Fialho) chegar, na sexta. […] Ele pegou o telefone e seguiu falando com uma pessoa, […] a Helena, da contabilidade, me chamou, eu entrei na sala, conversei com ela e saí lá fora e disse pra ele novamente: “O senhor espere que vai ser trocado na sexta feira”, aí ele me perguntou quem era a Maihandra, eu disse: “É aquela moça que está ali na ponta”, e ele disse que ia falar com ela e eu saí”. Quanto à data, sexta-feira (4), é o dia em que Fialho será liberado de seu período de isolamento social e retorna às atividades na SMS.

“Negrinho”: Mãe afirma que menino de 8 anos foi vítima de racismo em padaria local

Na manhã deste sábado (28), um caso de injúria racial envolvendo uma criança de 8 anos gerou repercussão em Sant’Ana do Livramento. Patrícia Cavalheiro, mãe do menino, relatou em suas redes sociais que seu filho foi chamado de “negrinho” por uma pessoa dentro de uma padaria próxima ao bairro onde moram. Segundo Patrícia, o menino foi ao estabelecimento para comprar

Homem agride idoso no Parque Internacional

Indivíduo com Múltiplos Antecedentes Criminais Agride Idoso nas Proximidades do Parque Internacional e é Contido pela População em Livramento