Após Sant’Ana do Livramento ultrapassar a marca de 300 casos positivos do novo Coronavírus, o Governo Municipal anunciou que não descarta enrijecer as medidas de controle na cidade. Nos últimos dois fins de semana, com as temperaturas um pouco mais altas, o que se viu foi um intenso movimento de pessoas pelas ruas e parques da cidade. Entre a troca de comando no Executivo e a publicação de um novo decreto com novas determinações, os casos e as internações continuaram subindo.
Nesta quarta-feira (12), em entrevista ao programa Jornal da Manhã, na rádio RCC FM (95.3), o secretário geral de governo, Ricardo Dutra, comunicou que o Executivo já está redigindo um novo documento que deve, entre outras coisas, regular o funcionamento do comércio na cidade. “A gente está finalizando algumas medidas. Não são muitas, mas são medidas que visam evitar, principalmente, aglomeração. Se estuda a questão de intervalo de abertura e fechamento de comércios, intercalar os horários, talvez restringir dias”, comentou.
Ainda sobre o tema, Dutra apontou um relaxamento na questão da conscientização contra a doença. “Se percebe uma falsa sensação de que as coisas estão voltando à normalidade, e a flexibilização que às vezes acontece não tem, necessariamente, sido respeitada”, opinou. Segundo o secretário, é necessário que a população tenha responsabilidade para não colocar a vida dos demais em risco. Dutra também comunicou que o governo tem intensificado ações de conscientização junto ao Exército Brasileiro, com a distribuição de panfletos informativos e que essa ação tem dado resultados, pois um aumento na procura por informações junto à vigilância epidemiológica aumentou. “Apostamos em uma fiscalização um pouco mais eficaz, vamos buscar o apoio dos super mercados que é um local de grande demanda, pensar em como fazer isso de maneira que as pessoas não vão ao mesmo tempo”, complementa.