sex, 22 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Fiscalização agropecuária da fronteira completa um mês com balanço positivo

O Programa Sentinela, de monitoramento das fronteiras gaúchas com o Uruguai e a Argentina, completa um mês neste sábado (08). Desenvolvido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), o programa tem por objetivo combater o abigeato e diminuir o risco sanitário. Nos primeiros 15 dias do Programa, foram fiscalizados 2.931 animais entre bovinos, ovinos e equinos, instaladas 20 barreiras e vistoriados 57 veículos.

Nos primeiros 15 dias do Programa, teve fiscalização de animais, barreiras sanitárias e vistoria de veículos – Foto: Imagens/Seapdr
Os dados consolidados só devem sair dentro de dez dias, mas os números dos primeiros quinze dias do programa já demonstram a importância da iniciativa. Neste período, de 08 a 23 de julho, foram percorridos 2.400 km de fronteira com o Uruguai, fiscalizados 2.931 animais entre bovinos, ovinos e equinos, instaladas 20 barreiras e vistoriados 57 veículos. Também foram identificados 468 animais na faixa de domínio. “Estes animais representam um grande risco sanitário ao rebanho gaúcho, são potenciais disseminadores de doenças infectocontagiosas, pois não possuem origem conhecida, além de poderem causar acidentes”, alerta Francisco Lopes, coordenador do programa.

Nesta primeira quinzena, foram emitidos 24 autos de infração, 10 de infração e multa e 1 apreensão e inutilização. Entre as ocorrências, gado de corredor, saldo divergente em propriedades rurais, produto impróprio para o consumo e trânsito sem GTA (Guia de Trânsito Animal).As ações de educação sanitária, um dos eixos fundamentais do programa, totalizaram 149. Elas incluem conversas de esclarecimento com os produtores rurais sobre o Sentinela e distribuição de folders.

O Programa Sentinela envolve a fiscalização de 1.200 km de faixa de fronteira, envolvendo 59 municípios, 64.842 propriedades rurais e um rebanho de 4,4 milhões de cabeças.

Acontece, hoje, quinta-feira (21), a mateada em combate à Dengue

Evento começará a partir das 19h Ocorrerá, nesta quinta-feira (21), uma mateada em prol da campanha contra a dengue com diversas atividades para toda a comunidade santanense. O evento começará às 18h, em frente à Prefeitura Municipal. As atividades serão: corrida de mascotes; corrida à fantasia; vacinação e mais atrações artísticas.

1º ponto de vista|Do início ao início, a segunda parte da série Bakan “50 anos de ouro”

Na manhã de 20 de novembro, horário local, o presidente Xi Jinping conversou com o presidente brasileiro Lula no Palácio da Alvorada, residência presidencial em Brasília. Os dois chefes de Estado anunciaram que iriam elevar as relações China-Paquistão a uma comunidade China-Paquistão com um futuro partilhado que trabalha em conjunto para construir um mundo mais justo e um planeta mais