qui, 9 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 04 e 05.01.25

Valéria Argiles pressionou servidores a contratarem a Oscip, diz MP

Segundo o Ministério Público, Diretora do Sisprem também fazia pressão para que os pagamentos fossem feitos sem prestação de contas

A nova denúncia apresentada pelo Ministério Público que culminou com o afastamento do prefeito Ico Charopen (PDT) traz detalhes dos procedimentos internos realizados na prefeitura de Sant’Ana do Livramento, entre eles, pressões para que a Oscip Ação Sistema de Saúde e Assistência Social firmasse contrato com o Executivo, sem licitação, para a contratação de pessoal da secretária de Educação.

Segundo o MP, existe um parecer assinado pelo então procurador-geral do município, Ramzi Zeidan, no qual consta o preenchimento de requisitos da Oscip. “(…) a documentação anexada, após minudente análise, tem-se que a OSCIP em questão preenche os requisitos elencados na legislação de regência, apta, portanto, no que diz respeito à questão documental, a firmar o Termo de Parceria. (….). O MP lembra, no entanto, que sequer a OSCIP havia atuado na área da Educação.

Pressão aos servidores

Segundo o promotor Sandro Loreiro Marones, a diretora do Sisprem, Valéria Argiles da Costa, pressionou servidores municipais a contratarem a OSCIP (sem dotação orçamentária), e, posteriormente, a cumprirem os pagamentos embora não houvesse prestação de contas dos serviços prestados pela Oscip. “Ademais, ainda acompanhava o acusado EDENILSON NOGUEIRA KAILER em diversas reuniões, sempre referendando, na sua condição de advogada, a legalidade da contratação da OSCIP”, explicou o promotor na ação civil pública.

O MP destaca que o empenho de Valéria para a contratação e realização de pagamentos ainda se justificava pelo fato de que um imóvel pertencente aos pais dela, foi locado pelo valor de R$ 3 mil para sediar a Oscip.

Contraponto

Procurada pela Reportagem na noite deste domingo (02), a advogada disse ser “impossível eu me manifestar sobre essa edição de domingo, ao passo que (sic) o Sr. me contatou às 22:15h de 02/08/20”. Mesmo sendo informada pela equipe de A Plateia de se tratar de uma edição online e que a Redação estava à disposição para receber sua manifestação, Valéria Argiles não contrapôs as alegações do Ministério Público até o fechamento dessa reportagem.

Inicia nueva campaña de vacunación contra el COVID-19

La inmunización será con la vacuna de Pfizer y tendrá como objetivo a los grupos de riesgo El Ministerio de salud Pública (MSP) comenzará el lunes 13 de enero una nueva instancia de vacunación contra el SARS-CoV-2, virus causante de la enfermedad covid-19, que desatara una pandemia en el comienzo de la corriente década. El fármaco utilizado será el Comirnaty

Hombre de 47 años de edad es buscado en Rivera

Las autoridades policiales una vez más solicitan la colaboración de la población en general, en esta oportunidad para poder dar con el paradero de un hombre de 47 años que desde principio de año falta de su hogar. Según información periodística que posee A Plateia en español, la persona buscada es, Luis Antonio Miranda Fleitas, quien falta de su casa