seg, 25 de novembro de 2024

Variedades Digital | 23 e 24.11.24

Reforma Tributária do Estado prevê IPVA mais caro e com mais anos de pagamento

Na última semana, o Governador Eduardo Leite divulgou um projeto de reforma tributária do Estado. Entre pontos considerados positivos e negativos por especialistas está o aumento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Rio Grande do Sul. Atualmente, o percentual é de 3% e passará para alíquota de 3,5% para automóveis e camionetas e o aumento do teto de isenção para veículos fabricados há mais de 40 anos e não 20 anos, como é atualmente.
O Deputado Estadual Giuseppe Riesgo (NOVO), em entrevista ao programa Boa Tarde Cidade da RCC FM, comentou que este não era o momento para se falar sobre reforma tributária e no quesito IPVA é um problema que irá atingir veículos que nem estão em funcionamento mais: “Além de produtos que antes não tinham tributação, como pão e carne, o IPVA passará a ter o período de pagamento de 20 para 40 anos, ou seja, os veículos de 1995, por exemplo, que antes pagavam somente a taxa de expedição do documento, agora com a reforma passam a pagar 3,5%, que atualmente é 3%. Todos que possuírem carro irão pagar”, conta.
Segundo o governo, a receita bruta do IPVA, levando em consideração o ano de 2019, foi de R$ 3 bilhões. Do total da frota, de 2019, estimada em 6.917.855 veículos, 54% são de veículos tributáveis e outros 46% de isentos. Com a mudança, 75% passarão a ser tributáveis e 25%, isentos. O impacto total de aumento seria de R$ 744 milhões na arrecadação.
Nessa semana, o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, em entrevista ao Jornal Zero Hora, argumentou que os contribuintes impactados pelas alterações serão compensados de outras formas. Uma delas é a redução de ICMS sobre itens como energia elétrica, telecomunicações (celular, internet) e combustíveis (gasolina e álcool). Nestes casos, o ICMS cairá cinco pontos percentuais, de 30% para 25%.
Em uma enquete realizada na página do Jornal A Plateia no Facebook, com mais de 600 opiniões, o resultado de 4% a favor do aumento do IPVA e 96% contra. Alguns comentários da publicação destacaram a não aprovação do aumento deste imposto. A internauta Regina Paz, comentou: “Não era nem para existir esse imposto. A gente compra um carro e não somos donos, pois estamos sempre pagando”. A Gabriela Moreira comentou: “Mal consigo pagar o que já tenho, imagina se aumentar? O jeito vai ser andar a pé mesmo”. O João Bernardo Vaz comentou: “Qual carro que vai andar quarenta anos? Só Fusca mesmo”.

Convite para o Congresso Cerealista 2025

Convidamos todos a participar do Congresso Cerealista 2025, que será realizado no Mato Grosso do Sul. Um evento imperdível para debater o futuro do setor, compartilhar experiências e fortalecer nosso agronegócio. Jerônimo Goergen Presidente da ACEBRA

Doutora santanense participa de Congresso Gaúcho de Análises Clínicas

Nos dias 22 e 23 de novembro, a Dra. Mariana Villar, farmacêutica-bioquímica e sócia proprietária do Laboratório Dr. Bolivar, participou do Congresso Gaúcho de Análises Clínicas, realizado no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Entre os temas abordados estão biomarcadores cardíacos, inflamatórios, espermograma, além de gestão laboratorial. As palestras assistidas irão se reverter