qua, 27 de novembro de 2024

Variedades Digital | 23 e 24.11.24

Aprovado projeto que torna Cachorro Ovelheiro Gaúcho animal símbolo do Estado

O Cavalo Crioulo, o chimarrão e o Quero-Quero, já símbolos do Rio Grande do Sul.

Foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, por unanimidade, o parecer favorável ao PL 536/2019, que declara o cachorro Ovelheiro Gaúcho como animal símbolo do Estado, reconhecendo-o como patrimônio cultural e genético do Rio Grande do Sul. A aprovação foi em reunião desta semana da CCJ. O projeto tem por objetivo preservar as características comportamentais e morfológicas do Ovelheiro Gaúcho, mantendo a sua aptidão para o trabalho de pastoreio, guarda e companhia, para o qual foi severa e naturalmente selecionado no ambiente rural durante anos. São animais adaptados ao relevo gaúcho, que trabalham em campos, banhados e matos, situações nas quais outras raças, não oriundas desta região, apresentam dificuldades.

O Ovelheiro Gaúcho já foi incluído como animal símbolo e declarado como bem integrante do patrimônio cultural de vários municípios gaúchos. É nítida a associação da raça com as lidas campeiras, havendo um consenso de que integra a imagem clássica do homem de campo, sendo portador de referência à identidade, à ação e à memória do Estado tanto quanto o Cavalo Crioulo, o chimarrão e o Quero-Quero, já símbolos do Rio Grande do Sul.

Foto Rodrigo Savedra

“A tribuna é a última trincheira de garantia da liberdade de expressão e da nossa democracia”, afirma Rodrigo Lorenzoni

O deputado Rodrigo Lorenzoni se manifestou durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira, sobre o indiciamento do deputado federal Marcel van Hattem, pela Polícia Federal, após pronunciamento na Câmara Federal, ontem. “Eu não quero nem entrar no mérito daquilo que o deputado Marcel levou à tribuna, em que pese concordar com as suas preocupações. Mas o que nós