As eleições de 2020 para prefeito e vereadores não contará com a leitura da biometria. A impressão digital que passou a ser verificada desde a eleição presidencial de 2018, não haverá nesta edição. O motivo é simples, evitar o contágio e a propagação do novo coronavírus. A votação ocorrerá no dia 15 de novembro.
Para decidir excluir a biometria, médicos e técnicos consideraram dois fatores: a identificação pela digital pode aumentar as possibilidades de infecção, já que o leitor não pode ser higienizado com frequência. Em conversa com Célia Arteche, chefe do cartório eleitoral de Livramento, destacou alguns pontos sobre a eleição e cuidados que deverão ser tomados na hora de votar: “Todas as datas sofreram alterações, as convenções dos partidos ocorrerão do dia 16 de agosto à 16 de setembro. Já as propagandas obrigatórias iniciarão no dia 4 de outubro. Os títulos eleitorais que tiverem alguma pendência devem acessar o site tse.jus.br”, conta.
Uma alteração importante aconteceu nas zonas eleitorais na área rural. Os eleitores de Pampeiro, Upamaroty e Madureira foram consultados e votarão no IFSul, no bairro Fortim. Já quem vota na Escola Pedro Alencastre foram remanejados para a Escola Abreu Fialho.