“O Sentinela foi bem construído tecnicamente e é o nosso grande reforço na defesa do status sanitário e combate ao abigeato. É por isso, por essa construção técnica, que já estamos colhendo resultados positivos”, afirma o secretário Covatti Filho.


Durante o percurso, foram encontrados cinco bovinos soltos na estrada. Eles foram identificados e apreendidos e como os proprietários não foram encontrados, os animais ficaram sob a guarda do Estado pelo prazo legal de 3 dias úteis. Caso o proprietário não seja encontrado, os animais serão encaminhados para abate sanitário, visando a segurança sanitária do rebanho do Estado.


“Com certeza foi muito produtivo. Em todas as propriedades que passamos, explicamos a atividade e um bom sinal é que todos com quem conversamos já sabiam do Programa Sentinela, da questão do gado de corredor. Ou seja, a informação já correu a fronteira”, afirma o coordenador do Programa, Francisco Lopes. Quanto a localização das equipes, por enquanto é uma informação sigilosa, que tem por objetivo garantir maior eficácia da operação.
O Programa Sentinela começou a ser executado nesta quarta-feira (08) e tem por objetivo fiscalizar 1.200 quilômetros de faixa de fronteira, envolvendo 59 municípios com 64.842 propriedades rurais e rebanho de 4,4 milhões de cabeças. A metodologia de trabalho prevê a distribuição das equipes e o gerenciamento das atividades em quatro blocos: Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja e Santa Rosa.
Postado por Matias Moura