Além do abandono, as últimas chuvas contribuíram para o agravamento da situação
Com a chegada do inverno, um antigo ciclo recomeça. O período de chuvas inicia e com ele, entre outras coisas, as estradas rurais de Sant’Ana do Livramento passam a ser um problema ainda maior. Além de já não terem uma estrutura muito adequada, com a umidade constante, verdadeiros atoleiros se formam em diversos trechos, dificultando o escoamento da produção do setor primário.
Livramento detém o título de um dos maiores municípios em área do Rio Grande do Sul, possuindo cerca de sete mil de quilômetros quadrados, sendo a maior parte, área rural.Desta forma, o péssimo estado de conservação das vias rurais é uma reclamação constante dos produtores que dependem das vias para manter seu negócio.
Ao longo da semana, através da audiência, a reportagem do jornal A Plateia recebeu diversas reclamações, principalmente dos produtores das regiões da Madureira e Santo Inácio. Em contato com o responsável pela Secretaria de Agricultura, ViniciosRepeto, a justificativa apresentada foi de que, ao assumir a pasta, há cerca de dois meses, encontrou as estradas em situação precária.
A partir daí, foram deslocadas equipes para realizar o reparo nas vias. Desde então, ainda de acordo com o secretário, diversos trechos já foram patrolados e receberam balastro. Repeto informa ainda que diversas estradas receberam atenção das equipes do Departamento de Estradas Rurais da Prefeitura, porém, devido às condições climáticas, o trabalho precisou ser interrompido.
Entretanto, especificamente sobre as situação das estradas da Madureira e da Santo Inácio, o secretário de agricultura informa que as localidades já estão inclusas na lista das próximas manutenções.
Murilo Alves
[email protected]