O Executivo Municipal, através da Vigilância Epidemiológica informou através das redes sociais que a vacina contra Influenza foi liberada nesta quarta-feira (1º), para a população em geral. Apesar de oferecer proteção contra gripe, a vacina não tem eficácia contra o novo coronavírus. Os interessados em tomar a dose devem comparecer às salas de vacina dos postos de saúde munidos de cartão SUS.
Mesmo com as medidas de isolamento social adotadas para evitar a disseminação do novo coronavírus, a recomendação do Ministério da Saúde é para que as pessoas vão até o posto de saúde mais próximo para tomarem a vacina contra o Influenza.
Composição da vacina
A vacina contra a gripe protege contra três tipos de vírus Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. Em relação à vacina do ano passado, a dose foi atualizada com subtipos diferentes nas cepas H3N2 e B, por isso a importância em se repetir a dose nesta temporada.
A vacina é produzida com vírus mortos, sem risco de causar infecção. A recomendação é que seja administrada ainda durante a campanha. Como a imunização leva em torno de 15 dias até gerar proteção ao organismo, com a vacinação neste período, a pessoa já chegaria mais segura ao inverno, época do ano na qual a circulação da doença aumenta.