Todas as escolas de ensino fundamental e médio poderão participar
Estão abertas as inscrições para a Integração de Saberes 2ª edição, organizado pelo IFSul. É uma gincana interdisciplinar que terá como ponto de partida o estudo do território da fronteira e da obra “Dom Quixote” e, de uma forma leve e dinâmica, percorrerá várias etapas, por exemplo, elaboração das relações entre a obra de Cervantes e a realidade local. Finalizando com a criação e divulgação da obra literária “Don Quijote de la Frontera e suas aventuras”.
Respeitando as normas de isolamento social, decorrente da pandemia da Covid-19, todo o trabalho será realizado a distância utilizando o sistema moodle para Integrar estudantes das diversas escolas públicas da fronteira, seus saberes e vivências, propiciando a troca de experiências, a iniciação científica, a exploração do território em que vivem e a construção de relações interinstitucionais.
Este projeto pretende realizar estudos, pesquisas e produção literária no período de isolamento social gerado pela pandemia da Covid-19. A Metodologia de Projetos Será aplicada ao estudo da obra Dom Quixote de La Mancha escrita por Miguel de Cervantes, a pesquisa da história local da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul com o Norte do Uruguai (Sant’Ana do Livramento e Rivera); e à construção do personagem fictício Don Quijote de La Frontera e suas aventuras.
Por mais que o foco da proposta esteja situado na área das linguagens, visto que trata de “literatura”, “espanhol” e “produção textual”, há uma série de relações complexas que se estabelecem com outras áreas do conhecimento que podem ser aplicados à Espanha de Quixote e à Fronteira na qual está situado o Campus, tais como: geografia das paisagens descritas pela obra e das paisagens da Fronteira; história da Europa do século XVII e a história local e atual; o bioma dos dois locais, a psicologia dos personagens literários e históricos; as concepções filosóficas que influenciaram e se fazem presentes na obra literária de Cervantes e na vida dos fronteiriços; os aspectos sociológicos da Espanha e da Fronteira; e uma série de outras relações que podem atingir os Moinhos de Vento da obra magna da literatura espanhola e os Aerogeradores dos cerros da Fronteira.
As inscrições encerram no dia 22 de junho no site ecompartindo.santana.ifsul.edu.br/ com a divulgação das equipes no dia 23. A gincana será totalmente online através da plataforma moodle. Para os alunos que não são familiarizados com a plataforma, haverá um treinamento antes das datas de entrega dos trabalhos, para não deixar em vantagem alunos que já dominam o sistema.
João Victor Montoli
[email protected]