O secretário municipal de saúde, Éder Fialho, na manhã desta terça-feira (17), em entrevista na rádio RCC Fm, como funciona a contagem de óbitos por Covid-19, pois surgiu uma grande dúvida sobre o motivo de uma contaminação e morte em Santa Maria de uma Santanense seria contabilizado em Livramento.
Éder Fialho explicou como funciona a contagem de óbitos por coronavírus: “Existe uma lei, a lei da pandemia, o válido para contagem é o CEP onde a vítima reside. Esta morte não contribui diretamente para a bandeira vermelha, o nosso problema está na capacidade hospitalar e nos casos positivos que estão acontecendo em nossa região, não somente em Livramento. Está em nosso plano de trabalho aumentar em até 10 leitos a ala covid, porém como nós temos uma taxa consideravelmente baixa de internação, não fomos autorizados a instalar estes leitos”, conta.
O secretário também ressaltou que houve um pico de casos de covid-19 na semana passada, e acredita em um grande número de recuperados já na semana que vem com o encerramento da quarentena obrigatória dos casos em isolamento domiciliar.