Confirmação foi dada pelo secretário de Assistência Social
Nesta quarta-feira, dia 10, durante uma coletiva de imprensa convocada pelo Executivo Municipal para anunciar as medidas que devem ser adotadas para o combate à pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), o secretário municipal de Assistência Social, Lauro Binsfield, anunciou que o albergue municipal deve passar a funcionar 24 horas por dia.
Em sua fala, Binsfield ressaltou que o albergue passa a contar com o apoio de profissionais da saúde e também do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), através do apoio de uma assistente social e uma psicóloga para que os usuários, em sua grande maioria, dependentes químicos, possam contar com total suporte.
De acordo com o secretário, a medida foi adotada visando não deixar essa parcela da população que está em situação de rua desabrigada na época mais fria do ano. “Não é justo. Não resolve o problema. Não adianta abrigar uma pessoa e às 7h da manhã mandá-la embora. Ela vai dar a volta na quadra e deitar na calçada de novo”, disse Binsfield. A medida deve entrar em vigor já nesta próxima semana e estende-se, pelo menos, por mais 90 dias, que é quando, segundo estimativa da secretaria, as temperaturas voltam a ficar amenas.
DOAÇÕES
Ainda dentro dos assuntos da pasta, Binsfield também conclamou as instituições e grupos de pessoas que estão reunindo doações para distribuir nas comunidades carentes do município para que façam contato com a secretaria. Segundo o secretário, o pedido é para que haja uma distribuição de forma mais justa, porque, ainda segundo ele, algumas pessoas já receberam mais de uma cesta básica enquanto outras, que realmente precisam, não foram contempladas. “Aqueles que não necessitem, não peçam, porque com certeza vai retirar de alguém que precisa”, observou.
Murilo Alves
[email protected]