Em 12 de junho de 1950, Sant’Ana do Livramento passava a contar com mais uma instituição de ensino. Isso porque era inaugurado o Instituto Estadual de Educação (I.E.E) Professor Liberato Salzano Vieira. Carinhosamente apelidado de Estadual, a escola é uma das mais populares da cidade e conta com ilustres egressos, como os jornalistas Kenny Braga e Carlos Urbim, que também foi escritor.
Em seu corpo docente, teve presentes o professor e autor do hino do município, Agapito Prates Paulo, também o atleta e radialista Rubens Mandarino e a professora de língua portuguesa, Conceição Aquino Machado. Completando as homenagens, a professora Dirce Rubim resolveu prestar a sua homenagem à instituição. Abaixo você confere o texto:
No ano em que o grande Instituto Estadual de Educação Professor Liberato Salzano Vieira da Cunha completa setenta anos, fazendo história em nosso município, sua família lhe presta homenagens em reconhecimento à sua grandiosidade! Todos que fizeram ou fazem parte desta escola tão especial, com certeza receberam ensinamentos que marcaram suas vidas e auxiliaram a delimitar as trajetórias pessoais e profissionais percorridas. Meus vinte e sete anos de magistério público estadual foram cumpridos, exclusivamente, no “Estadual”, fato que me enche de orgulho! Estar na direção da escola em tempos tão difíceis é desafiador, porém, quando se ama o que se faz buscamos superar as dificuldades e driblar os problemas com criatividade e doação. Mesmo vivendo em um mundo em que no momento nos é estranho, onde não nos reconhecemos atrás de máscaras e protocolos impostos por um vírus, vamos festejar a vida e honrar à todos que contribuíram para escrever a história deste educandário que formou ilustres santanenses. Um abraço família Liberato! Minha devoção e reconhecimento ao gigante “Estadual”!
Fotos: Marcelo Pinto/AP