seg, 20 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 18 e 19.01.25

Moacyr Zamberlan, um legado de fé, trabalho e fraternidade

Completa uma semana, neste domingo, 7 de junho, o falecimento do empresário Moacyr Zamberlan. Natural de Vale Veronês, distrito de Faxinal do Soturno, na região da Quarta Colônia, o empresário foi vítima de violento acidente de trânsito ocorrido na noite de domingo, 31, na BR 293, proximidades da Chácara da Prefeitura, quando retornava de sua chácara, localizada na região do Rincão da Bolsa.
Destaque na comunidade santanense, principalmente por sua atuação na área comercial e na representação dos interesses da classe empresarial local, Moacyr Zamberlan também deixa saudades em grande número de amigos e fiéis da Igreja Católica santanense, em cuja comunidade tinha uma participação intensa e presente. A vida religiosa, especialmente as atividades de solidariedade para com as comunidades mais necessitadas, o trabalho de produção de hortaliças e ordenha para consumo próprio e eventuais confraternizações com amigos queridos e familiares faziam parte de sua rotina nos dias finais da rica trajetória de 82 anos de vida.
Moacyr Zamberlan viveu sua infância e parte da juventude na terra natal, Vale Veronês, e, já adulto, mudou-se primeiro para Santa Maria, onde trabalhou com seu tio Avelino Morgental no ramo de carpintaria e marcenaria, e, no início dos anos 60, para Livramento, como gerente de negócios da empresa Trevisan e Kunzer na distribuição de açúcar na região da fronteira. Junto com o cunhado e amigo Egínio Hélio Minuzzi, durante anos fez a entrega de açúcar no comércio local, atividade que cada um fazia com seu próprio caminhão. Quando a empresa fechou as portas, os dois decidiram investir no ramo comercial e inauguraram a empresa Armazém Centenário, na Ponte Seca e, posteriormente, a Zamberlan Minuzzi Cia Ldta, no centro da cidade. Mais adiante, abriram ainda uma filial em Dom Pedrito, investindo em engenho de arroz, agricultura e pecuária, e, ao longo dos anos, agregou a seus negócios também o ramo imobiliário.
Homem de grande visão, teve importante participação no desenvolvimento e fortalecimento das atividades comercial, industrial e de serviços na Fronteira, tendo sido um dos fundadores da Associação Gaúcha de Atacadistas e Distribuidores (AGAD) e da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD). Dedicou grande parte da sua vida ao setor sindical, como presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga, do qual fez parte desde sua fundação, e do Sindicato do Comércio Varejista – Sindilojas.
Casado com Odelvina Minuzzi Zamberlan, Moacyr Zamberlan teve com ela quatro filhos: Jairo, Jânio, Edison e Olailson. Ao partir, o destacado empresário, santanense por escolha, deixa um legado de dedicação ao trabalho e de responsabilidade social, consciente da importância de cada um para a construção de uma sociedade melhor. Nas palavras de seu filho, o também destacado empresário Jairo Zamberlan, “sua vontade de fincar raízes na Fronteira demonstra o quanto teve apreço por esta terra”. Jairo registrou os agradecimentos da família “aos amigos, familiares, companheiros, dirigentes empresariais, políticos, religiosos, médicos, Polícia Rodoviária Federal e Civil de Livramento, pelo pronto atendimento, e a todos os profissionais que atenderam o estimável Moacyr Zamberlan. Deste plano, ele levou os momentos vividos com cada um de nós, que serviram de fortalecimento ao seu espírito e o prepararam para o Reino de Deus”.

Serasa lança Calculadora de IPVA e Guia para facilitar pagamento em 2025

⦁ Nova ferramenta permite simular valor a ser pago de acordo com o Estado, ano de fabricação e valor do veículo. ⦁ Guia esclarece as principais dúvidas, como calendário de vencimento, percentuais de descontos e qual a melhor forma de efetuar o pagamento. ⦁ Especialistas trazem dicas para evitar que imposto atrapalhe o planejamento financeiro dos motoristas. ⦁ Em parceria