Eder Fialho foi o primeiro nome do primeiro escalão de Ico a ser empossado, após o retorno do pedetista ao comando da Prefeitura
O primeiro secretário a tomar posse, após o retorno do prefeito Ico Charopen (PDT), foi o da Saúde. Eder Fialho foi o único nomeado na primeira semana de trabalho do pedetista. Com a experiência de duas passagens pelo comando da pasta, agora, Fialho precisa dar continuidade ao trabalho de combate ao novo coronavírus (Covid-19), em Sant’Ana do Livramento.
“Sem dúvida nenhuma, depois de ser pai, esse é o maior desafio da minha vida, pois estamos lidando com a vida das pessoas, enfrentando um inimigo que é invisível”, classifica o secretário.
Quando o prefeito Ico foi afastado, Eder ocupava o cargo de secretário adjunto. Por isso, tem noção de como estava o andamento de alguns processos da secretaria. “Foram cinco meses fora, agora estou fazendo uma atualização com o Aragon (ex-secretário) para dar continuidade ao que estava sendo feito nesse meio tempo”, explica.
Uma das primeiras garantias do prefeito Ico, quando reassumiu o cargo, era a de mantimento inicial da equipe estruturada pela vice-prefeita Mari Machado (PSB) no combate ao coronavírus e tranquilidade até que sua equipe tome pé da situação, antes que alguma mudança seja feita. Da mesma forma segue o discurso do novo secretário. “A comunidade pode ficar tranquila que a equipe técnica da Secretaria de Saúde permanece a mesma no combate ao coronavírus. O que encontramos não é terra arrasada, muito pelo contrário, até agora o que a gente viu que está sendo feito no Município, está sendo útil”, pontua.
SANTA CASA
Desde 2015, a Santa Casa de Misericórdia segue sob intervenção. Assim como os demais espaços, que em sua grande maioria seguem sendo ocupados por pessoas nomeadas por Mari quando ocupava o cargo de prefeita, a condução do Hospital seguiu sendo feita por Valmir Silveira e Wainer Machado, nessa semana. Ainda não está definido o que acontecerá na direção da Instituição, porém a equipe espera poder conversar com o prefeito nos próximos dias. O encontro deve servir como um termômetro de como está a situação na única instituição que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Livramento.
Existe a expectativa também com relação aos mais de cinco mil testes comprados pelo Município. Cerca de 380, devem chegar na semana que vem. Eles devem ser usados para testar profissionais de saúde, agentes de trânsito e fiscais do comércio. Outra remessa chega no próximo dia 15 de junho, quando os agentes de saúde farão um teste por amostragem em diferentes bairros da cidade. “Não estou sendo pessimista, mas acredito que teremos muitos testes positivos, foi exatamente o que aconteceu em Rivera, nossa cidade irmã”, adiantou.
Rodrigo Evaldt
[email protected]