O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) foi a primeira entidade de classe a se manifestar com relação ao retorno do prefeito Ico Charopen (PDT), ao comando da Prefeitura de Sant’Ana do Livramento. Deixando claro que não é um julgamento político, o Simers destacou que a sua preocupação é com os avanços obtidos durante a gestão da vice-prefeita Mari Machado (PSB), durante o afastamento de Ico.
A preocupação do Sindicato Médico tem a ver com as negociações feitas pela Administração de Mari com os médicos que prestam serviços à Santa Casa de Livramento. “Queremos que as melhorias sejam mantidas. Nós tínhamos, em Livramento, um problema crônico, uma relação muito difícil da Prefeitura e de alguns vereadores com o Hospital, e desde que a prefeita assumiu, nós conseguimos ter diálogo”, classificou o diretor de interior do Simers, Fernando Uberti.
Na nota divulgada nessa semana, veiculada na página 28 deste jornal, o corpo clínico da Santa Casa de Sant’Ana do Livramento, com o apoio do Simers, reconheceu a atuação de Mari e o seu secretário de Saúde, Sergio Aragon, durante o período em que esteve à frente do Executivo, em especial após a chegada da pandemia de Covid-19 na cidade, estabelecendo uma relação de “proximidade, respeito e confiança com os médicos e com a área da saúde em geral, sempre norteando suas ações após ouvir a parte técnica e possibilitando avanços estruturais na Santa Casa do município”.
Uberti destaca que é preciso que o ambiente seja mantido. “É importante que a população tenha médicos motivados, que recebam pelo que trabalham. A nossa preocupação é exclusivamente essa: nós não temos uma crítica ao prefeito Ico, mas sim, queremos que esses avanços que foram obtidos sejam mantidos”, disse ele destacando a transparência como um dos avanços.
Acidente com mortes
Por volta das 16h30 desta sexta-feira (22), no Km 136 da BR-293, em Candiota, ocorreu um acidente envolvendo uma carreta, um caminhão e uma viatura da PRF. Conforme levantamento preliminar, a carreta, que transitava no sentido Pelotas – Bagé, invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente com a viatura Ranger da PRF e com um caminhão, que deslocavam no sentido