seg, 7 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

Câmara pode votar, nesta segunda-feira, projeto que obriga uso de máscara durante pandemia em todo o País

A utilização da máscara de proteção deve voltar a ser obrigatória para pessoas com sintomas de Covid - Foto: Arquivo

A exemplo de medidas adotadas no Rio Grande do Sul, inclusive em Bagé, o Plenário da Câmara dos Deputados pode votar, nesta segunda-feira (11), o Projeto de Lei 1562/20, que obriga a população a usar máscaras de proteção facial por causa da pandemia de Covid-19. A sessão virtual está marcada para as 13h55.

De autoria do deputado Pedro Lucas Fernandes (PTB-MA), o projeto determina o uso em ruas, instalações, prédios ou áreas de acesso público enquanto durar o estado de calamidade pública decorrente do coronavírus.

As máscaras poderão ser inclusive de manufatura artesanal segundo recomendações técnicas e fundamentadas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Quem descumprir a norma responderá civil, administrativa e penalmente pela infração.

Penalidades citadas pelo projeto, constantes do Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40), preveem, por exemplo, pena de detenção de um mês a um ano e multa para quem infringir determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. Também poderá haver o enquadramento no crime de desobedecer ordem legal de funcionário público, com detenção de 15 dias a 6 meses.

Porém, segundo o projeto, não será imposta prisão ao infrator que assinar termo de compromisso de comparecer aos atos do processo e cumprir imediatamente a obrigatoriedade de usar máscara. Segundo a proposta, o governo federal deverá veicular campanhas publicitárias para informar a população sobre a obrigatoriedade.

Fundo monetário
Também está prevista a votação da Medida Provisória 909/19, que extingue a Reserva Monetária, fundo criado em 1966 com parcela da arrecadação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O fundo, que hoje não tem uma função específica, é administrado pelo Banco Central (BC) e encerrou o ano de 2018 com R$ 8,7 bilhões em ativos.

Segundo a MP, os recursos do fundo serão transferidos para a Conta Única do Tesouro Nacional e destinados ao pagamento da dívida pública federal. O BC ficará responsável pela liquidação da reserva, cujo patrimônio está ligado, principalmente, a títulos públicos.

Uma parte dos valores do fundo era usada para cobrir saldos residuais de contratos habitacionais vinculados ao Fundo de Compensação de Variações Salariais (FCVS).

Esse fundo é administrado pela Caixa Econômica Federal e cobre resíduos de antigos contratos. A Caixa deverá também dar baixa contábil dos valores correspondente do passivo do FCVS.

Com informações da Agência Câmara de Notícias.

TCE-RS abre inscrições para processo seletivo de estágio remunerado

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) publicou, hoje (07), o edital de processo seletivo para estágio remunerado. Os interessados têm até às 10h do dia 06 de maio para efetivar a candidatura. A inscrição é gratuita e os candidatos deverão comprovar as disciplinas cursadas e atividades concluídas, conforme listagem disponível no edital. Na sede do TCE-RS, em Porto Alegre,

Moradores organizam manifestação por melhorias no transporte público em Sant’Ana do Livramento

Na próxima segunda-feira (14), às 17h, será realizada uma manifestação pacífica no Terminal de ônibus de Sant’Ana do Livramento, com o objetivo de cobrar melhorias no transporte público coletivo da cidade. O ato está sendo organizado por moradores e pelo vereador Rafael Castro (PSD) Entre as principais reivindicações estão a renovação da frota de veículos, a regularização dos horários das

Somente 16% dos brasileiros conseguem ter reserva financeira para gastos médicos inesperados, revela pesquisa no Dia Mundial da Saúde

• Estudo especial de Serasa e dr.consulta revela efeitos da instabilidade financeira na saúde dos brasileiros. • 36,4% dos brasileiros estão dispostos a gastar até R$300 mensalmente em sua saúde pessoal. • Para 30,6%, o principal objetivo em relação à saúde da sua família atualmente é a saúde mental. 07.04_Dia da Saúde_dr.consulta