sáb, 26 de outubro de 2024

Variedades Digital | 19 e 20.10.24

Bastidores – Edis Elgarte – 09/05/2020

O que esperar da votação do impeachment?

No mínimo é curiosa a aparente tranquilidade com que se posta o prefeito afastado Ico Charopen em relação ao processo de cassação de seu mandato, nestes dias que antecedem o esgotamento do prazo regimental para a votação final, marcada para a manhã da próxima quarta-feira. Com certeza, será mais uma sessão digna de memória, entre as tantas realizadas ao longo de mais de 160 anos de história do Legislativo Municipal. Isso, óbvio, se o processo chegar a seu final. Informações extraoficiais dão conta de que Ico ainda tenta medida judicial para estancar o rito.
No caso de malogro nessa suposta tentativa, é difícil prever o resultado.
O relator da Comissão Processante, vereador Ulberto Navarro, o “Garrão”, afirmou à coluna disposição de manter em seu parecer o mesmo entendimento inicial, quando votou pelo arquivamento da denúncia, opinião que seria compartilhada pelos vereadores Maria Helena Duarte e Enrique Civeira, do PDT, Lídio Mendes, do PTB, e Márcia da Rosa, do PROGRESSISTAS. O vereador Germano Camacho, também do PTB, poderia vir a ser o 6º voto necessário para a manutenção do mandato de Ico, mas até ontem ele não havia manifestado opinião concreta, garantindo apenas que seu voto será de acordo com a “orientação partidária”.
Resiste ainda uma dúvida quanto ao teor do parecer final do relator.
O entendimento já anunciado por Garrão teria provocado reação em seu novo partido, o DEM, que teria pedido um novo debate a respeito do assunto – e do próprio voto do vereador. E, por fim, ainda persiste expectativa em relação à posição da bancada do PT, que já manifestou posição de oposição ao Governo Municipal – tanto a Ico quanto a Mari Machado – e votou pela aceitação do pedido de impeachment. Apesar disso, a bancada estaria dividida quanto à cassação do mandato – e, surpreendentemente, poderia sair daí o voto decisivo para a absolvição do prefeito afastado. O PT poderá se reunir ainda neste fim de semana para analisar uma posição única da bancada.

Soma de esforços

Registro indispensável, nesta semana, para o resultado da ação conjunta da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Caixa Econômica Federal, DAE e também do Clube Comercial que permitiu a aceleração do atendimento das cerca de 12.500 pessoas cadastradas para receber os recursos do Auxílio Financeiro oferecido pelo Governo Federal para enfrentamento da crise econômica provocada pelo necessário isolamento social. A iniciativa encabeçada pelos vereadores Aquiles Pires, Maurício “Galo” Del Fabro e Carlos Nilo, com participação dos demais colegas e envolvimento da própria prefeita Mari Machado, possibilitou a instalação de cadeiras e disponibilização de banheiros químicos para a espera na fila e, principalmente, apoio na logística de preparação dos documentos necessários para o cadastro dos pedidos, através da instalação de impressoras em espaço disponibilizado pelo presidente do Clube Comercial, Luís Alberto Costaguta, que abriu as portas da tradicional entidade para a ajuda às pessoas. O resultado foi quase imediato: as enormes filas e até desumanas filas que se estenderam por várias ruas, nos dias anteriores, literalmente sumiram a partir de quinta. Uma experiência que deu certo e que certamente, caso necessário, poderá ser repetida na liberação das demais parcelas.

Particulares

Foi muito bem recebida liberação para a retomada do funcionamento – com os controles adequados – das escolinhas particulares, cursos de música e artes, entre outras atividades. A preocupação de profissionais e empresários da área foi levada à prefeita Mari Machado por uma representação do setor, acompanhada pelo professor Mário Santanna e pelo vereador Marco Monteiro. Músicos e artistas que vivem de suas apresentações, por exemplo, praticamente só têm as aulas particulares para compensar a falta de eventos nos quais poderiam trabalhar. O setor de eventos foi um dos mais atingidos pelos protocolos de isolamento estabelecidos no combate ao novo coronavírus.

Novos títulos

O Cartório Eleitoral da 30ª Zona espera receber no início desta próxima semana as orientações sobre o sistema de processamento dos dados de regularização e novos Títulos de Eleitor encaminhados via eletrônica até a última quarta-feira, quando se encerrou o prazo previsto no calendário eleitoral de 2020. Por enquanto, a equipe do Cartório está revisando os encaminhamentos feitos e entrando em contato com as pessoas para solicitar documentos que eventualmente estejam faltando. O cadastramento agora só deve reabrir após a eleição.

Respeito à saudade

As pessoas que forem até o Cemitério Público Municipal neste fim de semana encontrarão o espaço totalmente recuperado, limpo e com os passeios pintados com cal. A iniciativa foi do secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Jair Pires da Silva, lembrando a tradicional visitação por ocasião do Dia das Mães, neste domingo. O movimento vai ser controlado para evitar aglomerações no local.

Olhares atenciosos

Apesar da conhecida prática de pulverização de votos, Livramento ainda recebe uma atenção especial de alguns políticos que criaram e mantêm um vínculo mais estreito com a comunidade. Neste período de luta especialmente para melhorar a estruturara hospitalar, por exemplo, boas notícias têm chegado à cidade, com a destinação de recursos extras para isso. Somente entre os deputados federais Afonso Hamm, Maurício Dziedricki e Maria do Rosário e o deputado estadual Frederico Antunes, por exemplo, foram R$ 750 mil em recursos para Livramento, nos últimos dias. Outros valores repassados serão destacados nas próximas edições da coluna.

APESAR DOS PESARES, SOMOS TODOS SERES HUMANOS?

Buenas! O mundo anda tão complicado, não é mesmo? Eu sei, todo mundo sabe, não precisava o mundo nos lembrar dia sim dia também de nossa finitude e de sua indignação com nosso comportamento. Ainda assim, penso que temos mais a comemorar do que lamentar. Gostaria, sinceramente, de falar da viagem que fiz para Buenos Aires, 15 anos depois da

Morning Express

✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 8 n° 2897 Dia 25 de Outubro de 2024, Sexta-Feira DATAS COMEMORATIVAS Dia do Dentista Dia do Engenheiro Civil Dia do Sapateiro Dia Nacional da Democracia Dia Nacional da Saúde Bucal Dia Nacional de Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo Dia Internacional dos Artistas Dia Mundial da Ópera Dia Mundial do Macarrão