A Prefeitura, através do secretário de saúde Sergio Aragon, anunciou nesta semana um novo espaço para atendimento de pacientes com casos respiratórios. O prédio da Unipampa foi cedido ao município para a criação de um ambulatório de atendimento e triagem vespertino.
O objetivo deste ambulatório é evitar que pessoas com sintomas respiratórios busquem atendimento em locais como grande fluxo de pessoas como, por exemplo, a Santa Casa. O local está funcionando deste a última segunda-feira (13), atendendo somente pessoas com sintomas respiratórios. No espaço já foram atendidos seis pacientes no período da noite, sem gravidade, por conta das mudanças de temperatura.
A equipe é formada por: Um médico; Enfermeira; Técnica de enfermagem; Atendente e Higienizadora. O local ainda conta com uma ambulância para remoção, caso necessário.
Laboratório na unidade sanitária servirá para detecção de casos de dengue e outras doenças
O laboratório criado pela Secretaria Municipal de Saúde, criado inicialmente para a detecção de casos do novo coronavírus, será utilizado para a detecção de casos de dengue e outras doenças.
Após mudanças de regulamentação pelo Ministério da Saúde, de que os testes seja realizado somente em casos de pacientes que estejam internados em clinicas e hospitais, o espaço criado para dar mais agilidade na confirmação de casos de Covid-19, não ficará ocioso. Construído no subsolo da Unidade Sanitária, localizado na avenida Daltro Filho, o espaço passará a analisar as coletas de outras doenças, incluindo possíveis casos de dengue.
Por João Victor Montoli