A direção da Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento informou que o óbito ocorrido no hospital, na madrugada desta terça-feira (14), não se trata de uma paciente com Covid-19.
Desde a manhã começou a circular em redes sociais, a falsa informação de que era uma paciente com Coronavírus. Porém, a equipe médica informou que apenas adotou medidas protocolares recomendadas pelo Ministério da Saúde, na qual pede-se o uso de EPIs no trato de pacientes com sintomas respiratórios ou gripais, inclusive após a sua morte.
Uma amostra da paciente falecida hoje, de 59 anos, foi encaminhada para o Laboratório Central, em Porto Alegre. O resultado leva aproximadamente 10 dias para ser divulgado.
Paciente confirmada segue internada
Uma idosa de 75 anos é o quadro mais grave de coronavírus em Livramento. A paciente está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), há mais de 10 dias. Seu quadro foi se agravando desde a descoberta da doença.
Conhecidos da idosa relatam que ela fazia tratamento para um problema intestinal e que chegou a ser ligada ao respirador pela primeira vez, tendo melhora e respirando sem a ajuda do equipamento. Nos últimos dias, seu quadro respiratório acabou se agravando e teve de ser ligada pela segunda vez no respirador.
O gestor da Santa Casa, Wainer Machado, comentou que medidas estão sendo tomadas para todos os pacientes que utilizarem a UTI: “Estamos seguindo à risca a recomendação do Ministério da Saúde. Todos os pacientes, que infelizmente, venham a óbito são submetidos a coleta de material e enviado para o laboratório, a fim de, descartar uma possível morte por Covid-19 em nosso município”, destacou.
Livramento ainda não possuí nenhuma morte por Coronavírus e em sua maioria, os casos confirmados são de pessoas consideradas do grupo de risco, confira:
De 50 a 59 anos – um caso
De 60 a 69 anos – um caso
De 70 a 79 anos – três casos
A partir de 80 anos – um caso
O Grupo A Plateia realizou uma equação simples, porém preocupante. O município possui uma população de aproximadamente 77 mil habitantes, se 10% contrair Covid-19, serão sete mil pessoas. Destes, se 5% necessitarem de cuidados especiais, serão 350 pessoas e Livramento conta com apenas 15 respiradores. Por isso, é fundamental que o isolamento social seja cumprido.