Espaço deve ser higienizado e assentos deverão ter distância de dois metros entre clientes
Barbearias e salões de cabeleireiros foram autorizados a retornar com suas atividades, após quase 15 dias fechados, estes estabelecimentos poderão atender seus clientes respeitando a seguinte decisão: “Aos salões e institutos de beleza estética poderão funcionar, desde que obedecidas as regras de higienização permanente, uso de EPI e rodízio, mediante agendamento com os clientes para atendimento de apenas um cliente por vez a cada quatro metros quadrados”.
Felipe Lima, empresário do ramo, proprietário de duas barbearias comentou que teve de fazer adaptações no local e no modo de operação de seus locais: “É um tempo de adequações, não somente para o nosso ramo, e sim para todo o mundo. Queremos manter um padrão de atendimento, nossas duas lojas trabalhavam com ordem de chegada, e adotamos exclusivamente o agendamento de cortes. A nossa responsabilidade social é real, cada cliente que adentra nosso espaço, distribuímos álcool em gel para higienização e também todos os nossos funcionários com luvas e máscaras. Outro ponto que precisamos realizar alterações foi os estandes de trabalho, na nossa loja tínhamos três locais um ao lado do outro com espaço de um metro, com o decreto, inutilizamos o espaço que fica no meio, tornando assim o espaçamento recomendado pela prefeitura”.
Lima cita também que alguns clientes não querem agendamento e, por isso, acaba não realizando o corte para não infringir as normas: “Como nosso local aceitava por ordem de chegada, alguns clientes que não receberam nossas mensagens anunciando a modalidade exclusiva acabam vindo e tendo que remarcar para outros dias, assim como algumas pessoas que estão passando em frente à loja e tentam cortar o cabelo, quando informamos que é somente com agendamento, alguns até se alteram um pouco e saem irritados com a negativa nossa. Não podemos fazer nada, é a regra. Assim como eles ficaram alguns dias sem o local para corte, nós também ficamos sem trabalhar ”.
A tecnologia também auxiliou este ramo, Felipe conta que as lojas possuíam números de Whatsapp antes mesmo da pandemia se alastrar no mundo, e que agora estará realizando todos os agendamentos através deste aplicativo: “Ficamos com os números até após o horário de trabalho, ou seja até às 22h, por exemplo, respondemos aos clientes para agendarmos. A obediência nos traz coisas boas e eu acredito que essa obediência às regras nos trará benefícios logo, logo”, encerra.
João Victor Montoli
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