seg, 20 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 18 e 19.01.25

Argentina proíbe demissões por 60 dias e determina ajuda financeira a empresas

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, anunciou, nesta quarta-feira, dois decretos. Um deles proíbe as demissões e suspensões sem justa causa e por motivos de falta ou redução de trabalho e força maior pelo período de 60 dias.

O outro determina ajuda financeira a empresas com até 100 empregados. As novas regras fazem parte das medidas de emergência pública tomadas pelo governo argentino diante da pandemia do novo coronavírus.

O país está em quarentena total e obrigatória desde o dia 20 de março até o dia 13 de abril, podendo ser prorrogada caso o governo entenda ser necessário.

As demissões e suspensões que violarem o decreto 329/2020 ficarão sem efeito e as relações trabalhistas existentes seguirão vigentes.

O texto defende que “é essencial permitir mecanismos para salvaguardar a segurança de renda dos trabalhadores mesmo quando eles não possam prestar serviços, pessoalmente ou de maneiras alternativas previamente acordadas”.

Já o Decreto de Necessidade e Urgência 332/2020, assinado por Alberto Fernández nesta quarta-feira cria o Programa de Assistência de Emergência ao Trabalho e Produção para empregadores e trabalhadores afetados pela pandemia. O decreto tem vigência até o dia 30 de abril, podendo ser prorrogado.

O programa permite o adiamento ou a redução de até 95% do pagamento de contribuições do empregador ao Sistema Integrado de Previdência Social da Argentina. Os benefícios são para empresas com até 100 funcionários.

Fonte EBC

A HORA DE PARAR

Gilberto Jasper Jornalista/[email protected]   Durante muitos anos convivi com a ideia de que depois de décadas de trabalho duro todo brasileiro cultivava dois sonhos: conquistar a sonhada aposentadoria e adquirir uma casa na praia ou um sítio para curtir a vida. A aposentadoria há muito tempo deixou de ser o eldorado que compensaria todos os sacrifícios de uma vida inteira

Notícias do dia por Germano Rigotto

Resumo de segunda-feira – 20/01/2025 Edição de Chico Bruno Manchetes dos jornais   Valor Econômico – Trump volta à Casa Branca sob apreensão e expectativa de trazer ‘nova ordem’   O GLOBO – Trump volta com foco em deportação, protecionismo e apoio as big techs   O ESTADO DE S.PAULO – Trump volta com apoio das big techs e controle