sáb, 18 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.01.25

Biblioteca Pública de Livramento celebra 77 anos de atividades

Estado atual do prédio preocupa usuários

Inaugurada em 26 de fevereiro de 1943, a Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa, antes da internet e todas suas facilidades, era o principal local de pesquisas para trabalhos escolares e de faculdades. Com uma gama considerável em seu acervo, as pesquisas não eram tão rápidas como atualmente, mas igualmente enriquecedoras, o folhar de páginas, a sensação de abrir um livro praticamente novo é muito melhor do que as pesquisas atuais na internet.

A Biblioteca Pública funciona das 7h30min às 17h30min, atualmente recebe poucos visitantes devido as pesquisas se tornarem praticamente instantâneas com o uso dos smartphones e computadores. Falando em computadores, o local possui três máquinas que podem ser acessadas por qualquer pessoa, respeitando o limite de 45 minutos por usuário.
Além dos pontos positivos, infelizmente, após 77 anos de muitas histórias para serem contadas, o prédio está com problemas de infiltração nas paredes, banheiros interditados, vidraças quebradas e falta de pintura. Em 2013, o então prefeito Glauber Lima (PT), em entrevista ao Grupo A Plateia, informou que seria realizado um projeto de revitalização do espaço, até o final daquele ano, o que não se confirmou. O local praticamente está abandonado, com uma média de 15 visitantes por dia, o local está caindo no esquecimento.

Seu companheiro de aniversário, o Parque Internacional, também celebrou a mesma idade. A reportagem tentou o contato com a atual administração, com o Secretário Cristiano Cesarino, que informou estar com sua agenda lotada e que iria comentar sobre o assunto na próxima semana.
Enquanto o problema não é solucionado, o prédio continua se deteriorando com a umidade e falta de manutenção, e o seu acervo vai-se perdendo para o mofo e deixando os saudosistas, que em seu tempo de colégio realizavam seus trabalhos e pesquisas neste local, mais tristes.