seg, 28 de julho de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

Banco Central lança serviço que promete pagamentos e transferências em segundos

Transações bancárias poderão ser feitas em todos os bancos, não necessariamente com uma conta corrente, e serão alternativas a TED, DOC e boletos

Banco Central lançou um serviço que promete tornar mais rápida a realização de pagamentos e transferências online entre pessoas, empresas e entes governamentais. O PIX, como foi chamado, foi apresentado nesta quarta-feira (19), em São Paulo, e deve ser disponibilizado a partir de novembro.

Com o serviço, a população terá uma nova alternativa para efetuar transações, além dos modelos tradicionais já existentes, como TED, DOC, boleto, cheque e cartões, afirma o BC. A ferramenta estará disponível a qualquer dia do ano, sem limite de horário, e com o dinheiro imediatamente disponível ao recebedor.

Para usar o PIX, será preciso que o pagador e o recebedor tenham conta em um banco, em uma instituição de pagamento ou em uma fintech — não necessariamente uma conta corrente, as transações também poderão ser feitas usando uma conta de pagamento ou poupança.

O dia e a hora da transação não importarão, nem se o solicitante e o recebedor da operação possuem relacionamento com o mesmo banco ou instituição. A liquidação será imediata, ou seja, o recebedor terá em poucos segundos os recursos disponíveis em sua conta, garante o BC.

As transações pelo serviço poderão ser feitas por meio de QR Code ou a partir da inserção de informações simples como número de celular, e-mail, CPF ou CNPJ.

— Com o PIX será possível enviar e receber quantias instantaneamente a partir de diversos meios, inclusive aplicativos em smartphones, a qualquer hora do dia e da noite — explica Carlos Eduardo Brandt, chefe adjunto no Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro, do BC.

Além das funcionalidades que estarão disponíveis em novembro, estão no radar outras ferramentas como, por exemplo, pagamento por aproximação.

Fonte: Gaúcha/ZH

Foto: Divulgação

Joven denunciado como ausente de su casa en Rivera

Las autoridades policiales solicitan la colaboración de la población en general para ubicar a,  Ecequías Damián Fernández López, uruguayo de 18 años de edad. Según consta en la denuncia policial radicada, el mismo se ausento de su domicilio ubicado en la zona de Villa Sara, el pasado día viernes 25 de julio del corriente año, momento en el cual vestía