Após disputa judicial, Gilda Galeazzi assumirá o comando do movimento que conta com 1,7 mil entidades filiadas no RS. Chaves da sede foram entregues na manhã de hoje.
Será num centro da tradições gaúchas, o CTG Tiarayú, a posse da primeira mulher a presidir o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). A partir das 19h30min de hoje, Gilda Geleazzi, 65, seus auxiliares e conselheiros assumirão os cargos, formalmente. Haverá jantar e tertúlia no local, com a presença de artistas como Capitão Faustino e Luiza Barbosa.
Na pela manhã, Gilda recebeu as chaves da sede da entidade, localizada em Porto Alegre. Na eleição realizada dia 11 de janeiro, em Lajeado, ela e a outra candidata, Elenir Winck, obtiveram 530 votos cada.
Como critério de desempate, a comissão eleitoral analisou a idade de todos os integrantes das chapas. O mais idoso era o suplente do conselho da chapa de Elenir, Wilson Barbosa de Oliveira, que tem 77 anos. Elenir, então, foi declarada vencedora.
A chapa liderada por Gilda recorreu por entender que o critério deveria levar em conta a cabeça de chapa, e, nesse caso, ela seria a vencedora, o que foi confirmado pela justiça através de liminar (decisão temporária), mantida pelo Tribunal de Justiça.
Coordenadora por 18 anos da 7a Região Tradicionalista e formada em administração de empresas, Gilda assume com a promessa de impor uma gestão profissional ao MTG, com o apoio de boa parte da classe artística.
Hoje à tarde, Gilda e César tem encontro com o governador Eduardo Leite. A partir de sábado, a sede do MTG passará a funcionar no Rodeio Internacional de Vacaria (foto). O “Galpão da Hospitalidade) fica próximo à Concha Acústica. É a área onde, tradicionalmente, acampam os artistas que se apresentam no rodeio. O objetivo, conforme Gilda, é receber os tradicionalistas e estar mais próximo do público.
Fonte: G1/RS
Foto: Giovani Grizotti