qui, 3 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Prefeitura manda projeto à Câmara para terceirizar a merenda escolar

Urgência da tramitação foi solicitada pela bancada do PDT, no início da semana, mas logo depois a base governista voltou atrás e a matéria continua tramitando no Legislativo

Os vereadores santanenses se surpreenderam, no início desta semana, com a solicitação de urgência do projeto de lei 76, por parte da bancada do Partido Democrático Trabalhista (PDT). O PL trata-se de um crédito especial no valor de R$50 mil para a terceirização da merenda escolar da rede pública municipal de Sant’Ana do Livramento.
O projeto foi assinado pelo prefeito Ico Charopen (PDT) no dia 22 de maio e prevê o recurso para a contratação de uma empresa para que preste o serviço de alimentação das crianças. A urgência teve ações imediatas dos parlamentares que estavam na sessão. “Essas ações de precarização da Educação nós não vamos aceitar”, comentou o vereador Aquiles Pires (PT).
Ao Jornal A Plateia, o parlamentar relatou que assim que foi feita a solicitação de urgência, todos se atentaram ao projeto e a base do projeto. “Tinha esse decreto de emergência na justificativa, e então nos demos conta que já havia passado os 90 dias, o decreto é de fevereiro e de lá para cá poderia ter havido uma licitação para a compra ou contratação de uma empresa de fornecimento de alimento”, disse. “Essa falta de planejamento e descaso com a Educação é inaceitável. Não dá para entender o motivo que o governo quer fazer isso”, complementou.
“O decreto de situação de emergência, que está como base na justificativa do projeto foi publicado em 19 de fevereiro. Então só justifica a urgência se não houve tempo hábil para uma licitação. E nós sabemos que houve esse tempo”, afirmou Aquiles.
O parlamentar ressaltou também que as irregularidades na Pasta só se acumulam e isso, segundo ele, é preocupante. “A situação só se agrava na Educação, o Município está dispendendo de recursos públicos de forma desnecessária, que só agrava a situação da Pasta. Essa urgência e a terceirização da merenda só se justificaria se tivesse acontecido pouco tempo depois da situação de emergência publicada, lá em fevereiro, e não depois de 90 dias”, apontou ele.
A solicitação de emergência quanto ao projeto foi retirada pela líder do Governo. Agora, a matéria segue tramitando de normalmente. Contudo a votação pode acontecer nas próximas semanas.
Outro tema que também chamou atenção de Aquiles, nesta semana, foi o chamamento público para a contratação de uma Oscip por mais 6 meses na área da Educação. O parlamentar disse que entrou com uma provocação no Ministério Público. “Para a nossa surpresa na semana passada, ao abrir o Diário Oficial, estava o chamamento público para Oscips para a terceirização do serviço público. Nós provocamos mais uma vez o Ministério Público para que o Município se abstenha de manter o contrato com uma Oscip e absorva os trabalhadores”, finalizou.

 

Por: Rodrigo Evaldt

Email: [email protected]

Allanamiento e incautación de droga en Rivera

En la jornada de este miércoles 2 de abril tras un trabajo de inteligencia policial llevado adelante por parte de la Dirección de Investigaciones de la Jefatura de Policía de Rivera con apoyo de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte y el Grupos de Reserva Táctica (GRT), en el constate combate al micro tráfico de

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025