Meteoro de grande magnitude caiu no oceano e foi gravado pelas câmeras do observatório.
Um meteoro do tipo fireball (bola de fogo) foi registrado pelas câmeras de um observatório espacial em Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre, nesta quinta-feira (9). Conforme o professor Carlos Fernando Jung, o trata-se do primeiro fireball de magnitude elevada flagrado este ano pelo observatório.
“O registro iniciou a 96,4 km de altitude e se extinguiu sobre o oceano a 495 km da cidade de Taquara. A queda do meteoro teve uma duração de 2,33 segundos”, explica o professor.
A ocorrência é considerada rara. “Todo meteoro com magnitude -4 ou superior é considerado já uma ocorrência mais rara e não tão comum como os demais”.
As câmeras do observatório em Porto Alegre também registraram o fenômeno, conforme Jung, que também é diretor científico da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon).
O Bramon é um grupo de voluntários que, com equipamento próprio, monitora e registra os fenômenos. Há câmeras funcionando em Taquara, São Leopoldo e Porto Alegre. Conforme o professor, os aparelhos conseguem monitorar todo o Rio Grande do Sul, Uruguai, Santa Catarina, Paraná e parte da Argentina. ‘Estes estudos visam termos um modelo ou sistema de previsão”, explica Jung.
O observatório de Taquara já flagrou, por exemplo, um bólido de 12 kg entrando na atmosfera em abril de 2019, outro em junho e outro em outubro, este também de magnitude elevada.
Fonte: G1/RS
Foto: Reprodução