qui, 16 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.01.25

Fronteira da Paz novamente na rota do progresso

Há poucos dias, a Fronteira da Paz voltou a figurar nos painéis de chegadas e partidas de um dos principais aeroportos do Brasil, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Isto porque foi inaugurada a linha aérea entre a capital e Sant’Ana do Livramento na última segunda-feira, dia 16.
Com uma periodicidade, praticamente diária, com exceção de quarta-feira e dos finais de semana, a linha é operada pela GOL Linhas Aéreas em parceria com a TWO Flex. As aeronaves terão como base na fronteira o Aeroporto Internacional de Rivera, cedido através de um acordo entre os dois países.
De acordo com a administração do aeroporto, a linha encerra a primeira semana de atividades com um movimento bastante satisfatório. Ao todo, foram 20 desembarques e nove embarques. Dados que apontam para um futuro promissor, não só para a linha, como também para a região.
Com a novidade, a capital dos gaúchos fica distante apenas uma hora e quarenta e cinco minutos da fronteira, figurando como uma boa opção para quem não dispõe das, já tradicionais e cansativas, seis horas de estrada.

As viagens serão abordo de um Cessna 208 do modelo Caravan, considerado entre a comunidade aeronáutica como um dos aviões mais seguros da categoria. O modelo comporta nove passageiros, mais a tripulação, e possui assentos revestidos em couro, amplo compartimento para bagagens e ar-condicionado.
A aeronave, de fabricação americana, tem asa alta e é equipada com um monomotor turboélice, o que permite uma velocidade de cruzeiro de aproximadamente 340 km/h. Além disso, opera com tecnologia de ponta e tem autonomia de voo de até cinco horas seguidas, mais combustível reserva.
A conquista desta ligação entre as duas cidades é fruto de uma articulação feita pelo presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa e presidente da Frente Parlamentar da Comissão da Aviação Regional e líder do Governo Leite, deputado Frederico Antunes (Progressistas), junto a outras lideranças políticas e empresários da iniciativa privada.

Murilo Alves