qui, 16 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.01.25

Votação de contratos da Educação acontece na segunda-feira

FOTO MARCELO PINTO/AP

Está marcada para às 10 horas da próxima segunda-feira (23), uma sessão extraordinária da Câmara de Vereadores que vai apreciar o projeto de lei encaminhado pelo prefeito Ico Charopen (PDT), que autoriza o Executivo Municipal a realizar contratação emergencial de mais de 500 cargos na Secretaria de Educação.
O tema já havia sido abordado em uma Comissão Parlamentar de Inquérito que tratou especificamente de escândalos da Educação em 2019, repetindo o que vem acontecendo desde o ano de 2017. Existe, inclusive, uma determinação judicial para que o prefeito realize um concurso público para a seleção dos professores para o ano letivo 2020, coisa que ainda não aconteceu.
Para o vereador Antonio Zenoir (PSD) esse projeto foi: “Mais uma falta de organização, de responsabilidade, estruturação e previsão da Prefeitura. Se em 2017 já houve problema com as contratações, já era mais do que tempo de a Prefeitura ter se organizado para esse concurso público”, afirmou.
O presidente, recém-eleito para 2020, vereador Romário Paz (MDB), está acompanhando a situação de perto e garantiu que houve uma conversa entre os vereadores e a Secretária de Educação, pois ele já teria dito ao governo que, se não houvesse explicações sobre o texto, ele se absteria de votar.