Nesta semana, o médico veterinário santanense La Hire Mendina Filho esteve participando de uma reunião em Brasília, no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, representando a Equipe Javali no Pampa
O Plano Nacional de Prevenção, Controle e Monitoramento do Javali (Sus scrofa) no Brasil –
Plano Javali tem o intuito de estabelecer as ações necessárias a fim de conter a expansão territorial e demográfica do javali no país e reduzir os seus impactos, especialmente em áreas prioritárias de interesse ambiental, social e econômico, visando atender a demanda da sociedade quanto ao controle de suas populações de vida livre, incluindo porcos asselvajados e javaporcos.
O Plano Javali representa um esforço em busca da integração da conservação de espécies e ecossistemas nativos com ações de mitigação pública e de danos socioeconômicos. O processo de elaboração do Plano se constituiu em um trabalho integrado e participativo, que reuniu e confrontou as diferentes visões sobre o tema, em busca de olhar em comum.
Neste contexto, várias entidades e órgãos compõem o grupo de trabalho de elaboração estratégica de controle, combate e mitigação de danos causados por esses animais que vão desde perdas econômicas dos produtores, que têm seus rebanhos e produções afetadas com a ação dos javalis, até a diminuição da fauna e da flora nas áreas de atuação desses animais.
Nesta semana, o médico veterinário santanense La Hire Mendina Filho esteve participando de uma reunião em Brasília no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento representando a Equipe Javali no Pampa. Também estiveram presentes representantes da EMBRAPA, ICMBio, IBAMA, CNA e MAPA.
A reunião serviu para avaliar as primeiras ações que foram tomada até agora. “ A reunião nos trouxe a grata surpresa de que muitas dessas ações previstas ou estão concluídas ou estão em fase de conclusão. E algumas são de interesse nosso (município) como proposta de mitigação de danos, melhorias no processo de gerenciamento do controle com a adoção do que já está funcionando que é o SIMAF (Sistema de Informação de Manejo de Fauna) e outras tantas ações que podem e devem colaborar com a melhoria do processo e do combate como um todo. Dentro desse grupo nós tivemos a honra de ser convidados para participar como colaboradores desde a inauguração do plano até a participação do grupo de assessoramento técnico e somos a única entidade civil dentro do plano sendo que todos os outros participantes têm alguma vinculação pública. Graças ao nosso trabalho voluntário da Equipe Javali no Pampa junto da APA do Ibirapuitã, tivemos a satisfação de sermos convidados para colaborar na formação e manutenção desse plano que é algo muito importante para todos nós, principalmente para as pessoas ligadas a área da produção primária” destaca.
Segundo dados de O Sistema Integrado de Manejo de Fauna – SIMAF, instituído pela Instrução Normativa IBAMA nº 12/2019, sendo um sistema eletrônico utilizado para integrar as informações sobre o controle de javali, em 2019, até o período de 12 de dezembro foram abatidos de forma oficial por controladores 19.810 javalis . Para mais informações sobre o SIMAF acesse https://simaf.ibama.gov.br/
Matias Moura
[email protected]