qui, 16 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.01.25

Policiais civis aderem à greve e delegacias passam a registrar apenas ocorrências graves

Na Delegacia de Pronto Atendimento em Livramento somente crimes considerados hediondos

A semana começou com atendimento alterado nas delegacias de Sant’Ana do Livramento devido à paralisação da Polícia Civil em protesto ao pacote do governador Eduardo Leite que altera as carreiras dos servidores. As delegacias da cidade aderiram à orientação do Sindicato dos escrivães, inspetores e investigadores (Ugeirm) de registrarem apenas ocorrências graves.
O representante do Ugeirm em Livramento, Inspetor Ferreira, afirma que a segunda-feira marcou o início da mobilização. Ferreira conta que a paralisação está afetando, principalmente, os serviços de cartório, cumprimento de mandados, operações policiais e investigações de crimes. Segundo ele, a categoria está mobilizada para conseguir mais tempo para avaliar ponto a ponto do pacote proposto por Leite: “Queremos entender e opinar sobre o pacote. Se for votado, muitos deputados vão avaliar esse projeto às cegas, sem saber o que estão votando.
A orientação para registro de ocorrências é utilizar a Delegacia Online. Veja como através do site www.delegaciaonline.rs.gov.br é possível registrar fatos sem a necessidade de deslocar-se até uma Delegacia de Polícia. Ao fazer o registro, o usuário recebe, em até duas horas, acesso ao boletim de ocorrência, com a mesma validade do documento que seria entregue, presencialmente, em uma DP. Perda de objetos e documentos, acidente de trânsito sem feridos, furto, ofensas, maus-tratos contra animais, perturbação, localização de objetos ou documentos, danos, abigeato, ameaça, desaparecimento de pessoas, violação de domicílio, danos causados por fenômenos da natureza podem ser realizados pelo portal.