Com os dados ainda sendo computados pelo Serviço de Inspeção Municipal, os embutidos lideraram o crescimento com mais de 700 mil kg produzidos neste ano
O Serviço de Inspeção Municipal de Sant’Ana do Livramento tem se tornado uma referência na questão do trabalho realizado nas Agroindústrias do município que está em um processo de constante crescimento, gerando emprego, renda e valorizando os produtos da terra. Atualmente, o município conta com 75 empresas nestes moldes, gerando mais de 400 empregos diretos, fora os indiretos como fornecedores de matéria prima e logística.
Segundo a estimativa do chefe do SIM, o médico veterinário Ariel Duarte Lima, em 2020 o número de agroindústrias poderá chegar a 80 empresas, sendo que Livramento já é um dos municípios brasileiros com o maior índice de empreendimentos neste ramo.
O aumento na produção deve-se ao município estar cadastrado ao Sistema Brasileiro de Inspeção Animal, onde cinco empresas estão cadastradas, consequentemente autorizadas a comercializar seus produtos em todo o território nacional. “Nós temos essas empresas cadastradas pelo Ministério da Agricultura e é notável o crescimento delas por esse motivo. Para se ter uma ideia, somente no abate de ovinos no mês de novembro, em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 20% nos abates. Então, as nossas agroindústrias têm tudo para crescer ainda mais, não por elas serem pequenas empresas, na maioria familiares, mas porque nós temos a matéria prima disponível. E produtos de qualidade. Então, é preferível agregar valor a essa matéria prima, aqui, em Livramento, que comprar de fora, porque isso vai gerar receita para o próprio município. Nós temos muita riqueza aqui, então, é preciso valorizar os nossos produtos”
Para o médico veterinário, para as agroindústrias seguirem em ritmo de crescimento é necessário o comprometimento de toda a cadeia produtiva mantendo sempre a qualidade dos produtos. “Nós realizamos aqui um excelente trabalho, todos os profissionais são muito qualificados. Para se ter uma ideia, nesta semana, nós fomos até Santa Maria para uma capacitação, porque entendemos que nós somos um elo muito importante dentro dessa cadeia produtiva”. Sweetie massage chick getting fucked Horny Alexis Ford is into hardcore buggering Stepteen Anya Olsen licks stepmom Reagan Darling is tempting fellow with her tits Roxy Raye stretches her anus with a metal speculum and receives an anal reaming Kinky whore Melany loves big stuff in her pussy Cute and Tiny Blonde Halle nugget porn Whore wife Jodi West getting fucked by next door guy Ralph Long Chick receives both of her lusty fuck holes fucked Frisky blonde Kayla Green felt hard cock in her tight ass hole Independence fuck with freedom babe Phoenix Marie Playful bitches Rowan and Lorna try their new toys
Com os dados da produção das agroindústrias ainda sendo contabilizados pelo SIM, alguns produtos já apresentam números impressionantes como é o caso dos embutidos que devem passar dos 700 mil kg produzidos durante todo o ano, sendo que em 2018 foram 619 mil kg. O que representa um aumento de 100 mil kg na produção. “Se nós formos calcular isso, dá um aumento de quase 20% de um ano para o outro o que mostra uma grande evolução só neste quesito. Mas, nós podemos citar a produção de charque que se manteve no mesmo patamar do ano passado, já os empanados tiveram um crescimento de mais 20 mil kg na produção. Se formos comparar com 2017, temos um crescimento de mais de 50%. O momento é muito bom.
Ariel destaca, ainda, que para a produção seguir crescendo em 2020 é necessário que a população dê preferência para consumir os produtos locais. “A gente faz este apelo para que as pessoas procurem consumir esses produtos. Todos eles têm o selo do Serviço de Inspeção Municipal e passam por um rigoroso controle de qualidade além de serem produtos de extrema qualidade e sabor sem igual”
Matias Moura
[email protected]