Dezembro está chegando. Aos poucos, a primavera vai saindo de cena e o verão dá as caras, oficialmente, à 1h19min de 22 de dezembro. A chuva deve ficar acima da média em grande parte do Brasil, com exceção do Rio Grande do Sul: o Estado não deve ter um dezembro seco, com chuva forte na primeira semana principalmente na parte Sul e na Fronteira Oeste, mas isso não será o suficiente para bater a média.
Meteorologista da Somar, Jonas Ribeiro diz que a temperatura ficará um pouco acima da média no Rio Grande do Sul, com destaque para a região Leste:
— Para a Região Metropolitana, especialmente, dezembro deve ser bem quente, com temperatura acima dos 30°C em grande parte do mês.
Segundo a Somar, um “refresco” na temperatura de Porto Alegre deve vir apenas na última quinzena.
Ribeiro ressalta que, ainda que estejam previstas estiagens localizadas no Estado, nas regiões Norte e Central, elas não devem se estender por mais do que uma semana.
— Mas ainda assim é um pouco diferente do que tivemos até agora, quando, na maior parte do Estado, não tivemos mais do que cinco dias seguidos sem chuva — relata.
Também meteorologista da Somar, Andressa Lorena explica que o cenário esperado para o Rio Grande do Sul é típico da nova estação.
— É o verão que traz essas condições. É uma questão de sazonalidade. Nesse período, ocorre a inclinação da Terra, que deixa o Brasil mais próximo do sol. Com isso, temos o predomínio das radiações solares em todas as regiões — ressalta. — Em novembro, tínhamos a formação de frentes frias que avançavam muito lentamente pelo Estado, trazendo umidade. Agora, podem haver alguns episódios, mas a tendência é que elas (frentes) sigam para o Sudeste — completa.
Para quem deseja aproveitar o final do ano nas praias do litoral, a notícia é animadora. De acordo com a Somar, as temperaturas elevadas devem se manter.
Em Torres, a média para todo o mês é de 26°C. Em Imbé e Tramandaí, os termômetros podem ficar na casa dos 28,5°C. Já em Capão da Canoa, são esperados 27°C de média.
Na Capital, grande parte de dezembro terá máxima acima dos 30°C.
Fonte GauchaZH