qua, 15 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.01.25

Rio Grande do Sul tem seis frigoríficos habilitados a exportar para a China

Seis frigoríficos do Rio Grande do Sul foram habilitados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a exportar para a China. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (12) pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina. em um vídeo no Twitter. “Temos tudo para entregar ao mundo nossa produção”, disse a ministra, durante a abertura da Agrobit Brasil 2019, em Londrina (PR).

O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Covatti Filho, comemorou a notícia. “Temos de celebrar este anúncio, ao tempo em que acreditamos em aumento das exportações e incentivo para que sejam feitos novos investimentos para ampliar plantas frigoríficas já existentes, gerando novos empregos e desenvolvimento no Estado”.

Os cinco frigoríficos de carne suína estão no Rio Grande do Sul, além de uma unidade de carne bovina. São Paulo e Mato Grosso tiveram, cada um, duas unidades habilitadas pelos chineses. Os demais frigoríficos que podem exportar para a China ficam em Goiás, no Mato Grosso do Sul e no Paraná.

Frigoríficos habilitados no RS:

Bovinos
• Marfrig Global Foods, em São Gabriel (RS)

Suínos
• BRF, em Lajeado (RS)
• Cooperativa Central Aurora Alimentos, em Sarandi (RS)
• JBS Aves, em Caxias do Sul (RS)
• Seara Alimentos, em Três Passos (RS)
• Seara Alimentos, em Seberi (RS)

TCE-RS e Secretaria de Reconstrução do Rio Grande do Sul analisam projetos de concessão

Nesta terça-feira (14), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) recebeu a visita do Secretário de Reconstrução do Rio Grande do Sul, Pedro Capeluppi, na sede do Tribunal. O encontro teve como objetivo apresentar os projetos de concessão do Estado. Entre os temas observados pelo Governo Estadual, três estiveram em discussão. A resolução 1.157/2022 do TCE-RS estabelece que, sejam analisados