ter, 26 de novembro de 2024

Variedades Digital | 23 e 24.11.24

Chuvas afetam o potencial produtivo das lavouras de arroz

Novas previsões de mau tempo, para os próximos dias, no Rio Grande do Sul, podem afetar a produtividade das lavouras de arroz. Os grandes volumes de chuvas, fortes rajadas de vento e até granizo em algumas regiões dedicadas ao cultivo do cereal preocupam os produtores. Em alguns municípios, as precipitações ultrapassaram 400 milímetros em outubro, causando prejuízos e transtornos às comunidades locais.

De acordo com o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho, a instabilidade do clima já está causando atraso no manejo das áreas plantadas. Citando informações do Instituto Riograndense do Arroz (Irga), o dirigente destaca que a semeadura da lavoura do Estado, até 25 de outubro, somava 48,40%. “Algumas áreas do Estado poderão ficar impedidas de aproveitar aquele que seria o melhor período para o plantio que se encerra no dia 15 de novembro”, alerta.

As recentes chuvas ocorridas nesta semana e a expectativa de novas precipitações começam a deixar muito ajustada a janela para o melhor período recomendado à semeadura do arroz irrigado, que é até o dia 15 de novembro, para todas as regiões arrozeiras. Por regiões, a semeadura atingiu, 76,27% na Fronteira-Oeste, 53,18% na Zona Sul, 50,45% na Campanha, 40,93% na Planície Costeira Interna, 17,19% na Planície Costeira Externa e 10,72% na Depressão Central.

Primeira etapa da Missão Ásia 2024 chega ao fim com boas perspectivas de negócios para o RS

Por Renata da Silva Spanhol / Ascom Sedec Chegou ao fim, na quinta-feira (21.11), a etapa japonesa da Missão Ásia 2024. Liderada pelo governador Eduardo Leite e com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico Ernani Polo, a comitiva gaúcha partiu rumo à China, após uma intensa programação no Japão, que incluiu reuniões com investidores e com empresas japonesas e

TCE-RS lança curso inédito sobre Governança e Gestão das Contratações Públicas

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) disponibilizou hoje (26), o curso EAD “Guia de Governança e Gestão das Contratações Públicas”. A capacitação objetiva trazer noções sobre governança e como implementá-la na prática às contratações públicas, apresentando seis práticas para órgãos e entidades municipais. Com carga horária de quatro horas, a capacitação destina-se a prefeitos, presidentes de câmaras municipais, secretários