Voltada para comercialização da genética bovina e cavalos crioulos, a 81ª edição da tradicional feira de primavera encerrou no último final de semana
Matias Moura
[email protected]
Reconhecida como uma das feiras de primavera mais importantes do Rio Grande do Sul, a Expofeira de Sant’Ana do Livramento encerrou sua 81ª edição nesse último final de semana com um faturamento que ultrapassou o valor de R$ 4 milhões e 188 mil, movimentados pelos remates de bovinos e equinos.
Os números desta edição confirmam, mais uma vez, a Expofeira de Livramento como um dos principais eventos de faturamento em leilões no Estado e traduzem a excelente genética que desponta dos criatórios santanenses. Os cinco grandes remates que fizeram parte da programação – Estância Carcávio, Estância Bela Vista, Parceria Genética, Touros da Fronteira e Barbela de Ouro – levaram à pista um show de genética das raças Hereford, Braford, Angus, Brangus e cavalos da raça Crioula.
Segundo o presidente da Associação e Sindicato Rural de Sant’Ana do Livramento, Luis Carlos D’Auria Nunes, esta edição da feira foi um sucesso de vendas, ultrapassando em R$ 500 mil o valor comercializado no ano anterior, mesmo contando com um remate a menos que a edição passada: “Nós consideramos que a Expofeira foi um sucesso no sentido de preços e médias. A nossa feira tem se destacado graças à sua genética de ponta, que tem levado o nome do município para fora do Rio Grande do Sul. Nos remates, tivemos compradores do Mato Grosso, do Paraná e Minas Gerais e isso demonstra que a genética da pecuária santanense se transformou em referência vendas”.
De 11 a 20 de outubro o Parque de Exposições Augusto Pereira de Carvalho recebeu uma programação com a proposta de oferecer um evento de qualidade e que fosse produtivo para o público rural e urbano. “Realizamos uma feira de negócios com o objetivo principal das nossas cabanhas em dar reconhecimento ao trabalho do homem do campo, do pecuarista. E, também, de promover uma feira social, ou seja, integrar a Associação e Sindicato Rural com a comunidade”, destaca o presidente.
Desta forma, além das palestras realizadas pela Comissão Jovem do Sindicato Rural, Senar-RS, Embrapa, Pecuária Sul e Equipe Javali no Pampa, também ocorreu o ‘Programa Saúde Preventiva do Homem e da Mulher’, uma atividade que reuniu trabalhadores rurais em torno da palestra ‘Programa Saúde Preventiva’ e proporcionou exames médicos gratuitos e serviços de beleza. Esta iniciativa foi inédita na região e contou com a parceria de empresas e entidades locais.
Em mais um ano de realização do Projeto ‘Um Dia da Estância’, cerca de 550 estudantes provenientes de escolas urbanas visitaram a Expofeira e tiveram a oportunidade de conferir de perto de onde vem o alimento que consomem e presenciar, um pouco, o dia a dia do homem do campo. As crianças, além de terem contato direto com cordeiros, galinhas, touros, gado leiteiro e cavalos, ainda assistiram a uma apresentação dos cachorros Border Collie no manejo de ovinos. Ao final do passeio, o engenheiro agrônomo e responsável pelo 30º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate), Lafayette Xavier Neto, fez uma breve apresentação sobre a produção de arroz no município.
No sentido de promover a especialização do campo a fim de gerar bons negócios, no ano que comemora seu centenário, a Associação Rural de Sant’Ana do Livramento aproveitou a realização da Expofeira para lançar algumas novidades que irão nortear os próximos anos da entidade, uma delas foi o aplicativo para smartphones ‘Rural Livramento’. A plataforma online tem a função auxiliar os produtores a comercializarem animais, maquinário e produtos através de uma venda direta com outros produtores. O app já está disponível para download na PlayStore e, em breve, também estará na AppStore.