Além de consumir grande parte de mata nativa e ciliar, a fumaça colocou em risco a vida dos motoristas que trafegavam na rodovia. Segundo os Bombeiros fazer queimadas é crime.
Nesta semana, um grande incêndio assustou os motoristas que trafegavam pela BR 158. Em tempo de repercussão mundial das queimadas em áreas da Amazônia e em outros locais do planeta, que destroem não somente a fauna e flora, mas também contribuem para a degradação do meio ambiente e aquecimento global, a origem do fogo em Sant’Ana do Livramento seria proposital segundo o Corpo de Bombeiros.
Ao longo da rodovia várias cortinas de fumaça, dos dois lados da pista, e foco de incêndio chamaram a atenção de quem trafegava pela BR 158, na terça-feira dia 1º de outubro. A cena era impressionante, o fogo se estendia por quase 5 km nos dois lados da pista na altura do KM 535, próximo ao trevo da Faxina, consumia a vegetação local, árvores, e cercas das propriedades vizinhas. O Corpo de Bombeiros foi acionado para tentar controlar as chamas que ardiam sendo açoitadas pelo forte vento que soprava. Em pelo menos dois pontos se formaram cortinas de fumaça na pista forçando os motoristas a reduzirem a velocidade por causa do risco de acidentes.
Matias Moura
[email protected]