O Grupo A Plateia acompanhou de perto os três dias da Convenção da Associação Gaúcha de Supermercado
O Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, foi palco da Expoagas 2019 – 38ª Convenção Gaúcha de Supermercados. Superando recordes históricos de negócios concretizados ao longo dos três dias de atividades e evidenciando mudanças de mercado que serão sentidas a partir do início de setembro por consumidores de todo o Estado, a Expoagas foi o espaço de negociações entre os visitantes e os 372 expositores do evento que chega à casa dos R$ 539 milhões, um crescimento de 6% em relação à edição passada do encontro.
O Jornal A Plateia acompanhou de perto o dia a dia da feira promovida há mais de três décadas pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) e conversou com lojistas de todo o Rio Grande do Sul, inclusive com santanenses que saíram da Fronteira e foram negociar na capital. “É um espaço muito importante de negociação. Aqui fechamos negócios para o ano todo”, afirmou o presidente do Grupo Righi, Antonio Righi.
Nos corredores da Expoagas se refletiram as tendências de futuro para o varejo, as mudanças no comportamento dos consumidores e as inovações que a indústria está preparando para último quadrimestre do ano e que em breve chegarão às gôndolas. “Hoje, um supermercado médio cadastra 80 novos produtos por semana em sua operação, mostrando a capacidade de inovação da indústria. A Expoagas 2019 refletiu isso, já que os expositores apresentaram mais de 800 lançamentos de equipamentos, produtos, embalagens, versões e sabores aos nossos visitantes”, apontou Antônio Cesa Longo, presidente da Agas.
“É muito bom estar de volta aqui na Agas, pois conseguimos concretizar muitos negócios. Além disso, aproveitamos para apresentar as novidades. Nesse ano, por exemplo, estamos apresentando a Pringles, que passamos a produzir aqui no Brasil” – Jair José Centenaro, diretor comercial Parati.
“Nós somos uma empresa que nasceu aqui no Rio Grande do Sul. É muito importante para nós estarmos no maior evento supermercadista do Rio Grande do Sul. A nossa expectativa não é fazer negócio, mas sim plantar sementes para depois colher. Estamos conseguindo entregar o que prometemos na Expoagas 2018, agora, em 2019, aumentando a segurança na hora de investir” – Alessandro Plentz, diretor de mercado da Nordeste.
“Está bem movimentada a feira, viemos para a exposição da nossa marca. Estamos apresentando uma erva-mate com chá, é a primeira do Brasil. A erva é bem mais suave das que já produzimos na nossa empresa” – Ana Paula Pícolo, proprietária da Barão Erva-Mate.
“Principalmente a linha doméstica, com derivados de trigo. O mercado retraído, parece estar travado, prejudica, mas nós estamos usando os nossos diferenciais, como a qualidade e logística, com um complexo moderno de moagem. Temos a produção de farinha 100% integral” – Gustavo Spegiorin, coordenador de marketing da Roseflor.