O Grupo Santanense de Cavalgada partiu na quinta-feira (15) em direção à cidade de Tenente Portela, sob o comando de seu presidente João Pires, para o acendimento da chama crioula, que aconteceu na sexta-feira (16).
O Grupo se reuniu cedo da manhã na Chácara da Prefeitura. Em torno de 15 pessoas se deslocaram para prestigiar esse grande evento tradicionalista.
A chama crioula, que surgiu graças a um ato liderado pelo santanense João Carlos D´Avila Paixão Cortes, juntamente com jovens que criaram um Departamento de Tradições Gaúchas, tinha por finalidade preservar e proporcionar uma revitalização da cultura rio-grandense. Paixão solicitou à Liga de Defesa Nacional para fazer a retirada de uma centelha do “Fogo Simbólico da Pátria” para transformá-la em “Chama Crioula”, como símbolo da união indissolúvel do Rio Grande à Pátria Mãe.
No próximo dia 31, o Grupo Santanense de Cavalgada voltará à cidade de Tenente Portela para buscar a chama crioula e trazer para Sant’Ana do Livramento e para a 18ª Região Tradicionalista.
Paratleta da APAE Bruno Carossio recebe honraria do Comitê Brasileiro Paralímpico
Neste sábado 23 de novembro, Bruno Armando Lamp Carossio, paratleta santanense da APAE, recebeu na capital dos gaúchos, a honraria “Mizael Conrado” ofertada pelo Comitê Brasileiro Paralímpico como destaque em 2024. A cerimônia foi realizada no Clube do Professor Gaúcho em Porto Alegre, Avenida Guaíba, nº 12060, bairro Ipanema – Porto Alegre, às 20h. O paratleta esteve acompanhado da professora