seg, 13 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.01.25

Documentário Bravos Valentes – Vaqueiros do Brasil, da Globo News é gravado em Bagé

O laçador da costa do Camaquã Afonso Manoel Collares, 73 anos, virou personagem das filmagens do documentário Bravos Valentes – vaqueiros do Brasil, da GloboNews. Na edição do dia 22 de fevereiro deste ano, o jornal Folha do Sul publicou reportagem sobre o bageense, que virou celebridade e que não se intimidou frente às câmeras.

Na ocasião, a equipe de filmagem veio gravar tudo o que envolve as lidas campeiras, na Fazenda Sossego. Além do cotidiano do gaúcho taura da costa do Camaquã, foram feitas gravações das belezas naturais do Distrito de Palmas, com destaque para o leito do rio Camaquã e Guaritas, por exemplo.

Como era verão, o clima era de estiagem nos campos e o rio Camaquã estava com o leito praticamente seco. Passados cinco meses, a equipe retornou para fazer novas gravações, já que quando retornavam em fevereiro, tiveram todos os equipamentos das filmagens furtados do veículo e, portanto, o trabalho feito na região foi perdido. O fato aconteceu na BR-290 em Pantano Grande, enquanto a equipe almoçava em um restaurante.

De acordo com Márcia Collares, que é parente de Afonso e uma das figurantes do documentário, além de retornar para complementar as gravações, o objetivo da equipe foi registrar imagens do inverno na costa do Camaquã. As gravações ocorreram no final de semana passado.

Márcia contou que também foram feitas filmagens do rio Camaquã, desta vez transbordando em função do excesso de chuva. Cenário bem diferente do mês de fevereiro.

A equipe passou um dos períodos mais frios no Sul. Ao ser perguntada como enfrentaram as baixas temperaturas, Márcia responde: “Passaram frio mesmo”. As gravações foram durante o dia e à noite, com uma névoa e até chuva. Um dos cenários foi uma roda de cantoria bem à moda gaúcha, com gaita, violão e um fogo de chão no galpão da fazenda.

Nada do estilo de vida do gaúcho do campo passou despercebido pela equipe que estava gravando o documentário pelos rincões do Brasil. Nas imagens captadas , o companheiro inseparável do homem do campo sempre apareceu, o cachorro.

Cotidiano do homem do campo

Conforme publicação da Plural Filmes, no documentário longa-metragem Bravos Valentes – vaqueiros do Brasil – a lida campeira, que inclui o trabalho de laçar, manejar o gado, cuidar dos rebanhos e viver em harmonia com o bioma dos pampas, será apresentado pelo registro da vida cotidiana do bageense Afonso Collares e seus companheiros de lida, na deslumbrante região dos campos dobrados de Palmas, no Alto Camaquã, em Bagé.

O documentário, que vai retratar várias regiões do Brasil, mergulha no mundo da vaqueirice. No norte, nordeste, centro-oeste e sul, entre cavalos e paisagens únicas, o filme mostra a raiz do Brasil pelo olhar dos vaqueiros, uma das mais antigas profissões do país.

Em uma publicação, a Plural Filmes lembra que o antropólogo Darcy Ribeiro, que já morreu, escreveu que os gaúchos dos pampas “surgem da transfiguração étnica das populações mestiças de varões espanhóis e lusitanos com mulheres guarani”. Segundo ele, uma ideia bem diferente da imagem que os brasileiros têm do povo do Rio Grande do Sul – geralmente relacionada a uma ancestralidade açoriana, alemã ou italiana.

O documentário Bravos Valentes – vaqueiros do Brasil vai estrear em breve nos cinemas.

Márcia Collares informou que o único lugar do Rio Grande do Sul escolhido pela equipe para retratar a vida do homem no campo foi a Fazenda Sossego, na costa do Camaquã. Segundo ela, foi por meio de equipes de antropólogos das Universidade Federal de Pelotas, que seguidamente realizam pesquisa na região, que a produção do documentário tomou conhecimento sobre a vida de Afonso Collares e as peculiaridades daquela região do distrito de Palmas.

Ficha técnica

Direção
Marcia Paraiso, Ralf Tambke
Coprodução
Plural Filmes, GloboNews, Globo Filmes
Roteiro
Marcia Paraiso, Juliana Kroeger
Direção de fotografia
Ralf Tambke
Direção de produção
Juliana Kroeger
Som direto
Ju Baratieri, Gustavo Aguiar
Câmera
Pedro Marroig, Kike Kreuger
Montagem
Glauco Broering

Fonte : Folha do Sul – Bagé

MUDANÇA E INOVAÇÃO

Credencial de Idoso e PCD agora podem ser realizados pelo app CNH digital

Escolha das Rainhas da Piscina 2025 do Clube Caixeiral

Um dos eventos que tem tudo a ver com a estação do sol lotou as dependências da área coberta da sede campestre do Clube Caixeiral na tarde do último domingo, dia 12. A direção social promoveu o tão esperado Concurso Rainha das Piscinas 2025. Foram 29 meninas que participaram do concurso que elegeu as rainhas Baby, Infantil, Juvenil e Adulta