qui, 17 de abril de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.04.25

Apple recebe processo coletivo por reduzir desempenho de iPhones antigos

A Apple foi processada mais uma vez por um caso de 2 anos atrás, quando confessou que reduzia o desempenho de modelos antigos do iPhone de propósito com o objetivo de aumentar a vida útil de bateria dos smartphones. O problema? Ela não avisou nada disso aos usuários e teve que ser pega no flagra para fazer isso.

O mais recente processo foi registrado na semana passada e é composto por denúncias de 18 pessoas que registraram a ação em um tribunal da Califórnia. Segundo a denúncia, a Maçã cometeu “uma das maiores fraudes contra o consumidor da história” ao afetar tantos aparelhos e intencionalmente deixá-los obsoletos. Isso seria, portanto, uma estratégia para obrigar as pessoas a comprarem modelos mais recentes.

Vai longe

Anteriormente, a empresa afirmou que o objetivo era de fato priorizar a bateria. Entretanto, a Apple já responde a mais de 60 processos por causa dessa prática. Essa ação judicial mais recente deve ser incorporada a um deles que esteja correndo na mesma região — provavelmente junto a um pedido de indenização realizado em abril.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) também recolheu dados sobre usuários brasileiros afetados no começo de 2019, mas nenhuma medida foi divulgada até o momento.

Fonte TecMundo

Nota à imprensa – Encontro com o ex-governador Jair Soares

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, deputado federal Luciano Zucco (PL-RS), esteve reunido nesta quarta-feira (16) com o ex-governador Jair Soares, uma das figuras mais emblemáticas da história política gaúcha e o último governador genuinamente de direita eleito pelo povo do Rio Grande do Sul. Durante o encontro, realizado em Porto Alegre, Zucco e Jair de Soares conversaram

TCE-RS oferece capacitação sobre atuária aplicada ao RPPS

  O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), por meio de sua Escola Superior de Gestão e Controle (ESGC), promove a 2ª edição do Curso Básico da Atuária Aplicada aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), em formato EAD. O curso é voltado para servidores e gestores de RPPS, membros dos conselhos deliberativos, comitês de investimentos e controle interno dos