Entidades santanenses receberam a vista de um grupo de representantes do Governo Estadual para tratar de um processo em tramitação que prevê a cedência do prédio da Exatoria do Estado, localizado na Rua dos Andradas, com o objetivo de abrigar a coleção de obras modernistas, doadas por Maluh de Ouro Preto à Associação Pró-ensino Superior (Aspes) na década de 1980.
As secretárias da Cultura e de Trabalho e Assistência Social do estado, Beatriz Araújo e Regina Becker, respectivamente, junto com a secretária adjunta de Cultura, Carmen Langaro, além do diretor do Instituto de Artes Visuais do RS, André Venzon, estiveram na cidade para verificar, pessoalmente, as condições do imóvel público e a importância das obras que integram a pinacoteca. A vinda foi no dia 8 de julho.
Na avaliação das secretárias, o local está apto a atender ao propósito do projeto encaminhado, necessitando apenas de algumas adequações. Ambas ainda ressaltaram a relevância do acervo em questão. “Acolhemos o pedido porque acreditamos que esse pleito tem a aprovação unânime das pessoas que entendem a importância da cultura para o desenvolvimento social e econômico de um cidade e do estado”, declarou a secretária de Cultura durante a reunião realizada com o presidente do Conselho da Aspes, Benjamim Vieira, a presidente da Academia Santanense de Letras e conselheira da Aspes, Celina Albornoz, o secretário de cultura do Município, Luiz Arrieta, e as arquitetas do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) Andrea Ilha e Silvia Castro, responsáveis pelo projeto de adaptação do prédio às necessidades da criação do centro cultural que abrigará a Pinacoteca.
De acordo com a secretária adjunta, em termos práticos, cumprida a etapa da visita, o contrato de cedência deve ser assinado em poucos dias. “Encaminharemos à Aspes a lista de documentos que precisamos receber, adicionaremos ainda o plano de trabalho previsto para o espaço e também os pareceres técnicos sobre as obras e o imóvel”, explicou Langaro. Em um segundo encontro, ocorrido na Academia Santanense de Letras, as autoridades detalharam a documentação necessária para o desenvolvimento do Projeto, na presença do presidente da Aspes, Antônio Righi, outros dirigentes da Aspes e idealizadoras da pinacoteca.
Colapsó el depósito de vehículos municipal en Rivera
Tras diversas infracciones registradas éste pasado fin de semana En las últimas horas según lo informó el Inspector General Carlos Migorena de la Intendencia Departamental de Rivera a A Plateia en español, éste pasado fin de semana se registraron diversos operativos de control en diferentes puntos de la ciudad de Rivera por parte de funcionarios de la Inspección General con