Após reunião, João Maria dos Santos, que é professor e escritor, assume cadeira vaga há três anos
Na última terça-feira (09), foi aprovada por unanimidade a admissão do professor e escritor João Maria dos Santos, como novo membro da Academia Santanense de Letras.
A reunião ocorreu com a participação da presidente da referida Academia, senhora Celina Albornoz, acompanhada de Vera Machado e Carlos Alberto Potoko, que foram responsáveis pela indicação do escritor João Maria a tomar posse no cargo. O professor irá ocupar a cadeira que pertencia a Maria Núbia G. Martins (in memoriam) e a posse ocorrerá no dia 15 de agosto, tendo como patrono escolhido o escritor Machado de Assis. “Recebo e aceito com muito orgulho, pretendendo comprometer-me com essa Casa e muito mais com a Literatura”, declarou o escritor.
O professor João Maria dos Santos, nascido no dia 10 de outubro, na cidade Guarapuava, Paraná, veio para Santana do Livramento no ano de 1965, com 06 meses de idade, fazendo desta terra sua paixão e inspiração. Sua infância não foi fácil, trabalhou em oficina mecânica, pedreira, vendeu pasteis na rua, entregava pães e leite para padarias e pequenos mercados e aos 12 anos foi retirado da escola, retornando aos 35 anos aos estudos. Aos 18 anos incorporou como soldado junto à Bateria de Artilharia Antiaérea, tornando-se sargento-enfermeiro aos 20 anos. Aos 19 anos era jogador de futebol profissional e atuava na 2º divisão do campeonato estadual, quando teve que optar pela carreira militar ou futebolística, sua decisão foi pela farda, servindo 15 anos ao exército brasileiro, sendo 11 na cidade de Uruguaiana. Porém, o amor ao futebol e aos gramados nunca deixou de fazer parte de sua trajetória.
Após sair do exército buscou nos estudos um novo rumo e foi cursando a faculdade de Letras na Urcamp (Universidade da Região da Campanha), no ano de 2000, que descobriu seu amor pelas palavras. Atuou como professor em escolas da rede municipal por nove anos. No ano de 2012 foi contratado pela rede Estadual, passando em concurso no ano de 2014. Atualmente, João Maria dos Santos é diretor da escola Dr. Sílvio Ribeiro, buscando sempre desenvolver um trabalho voltado aos alunos e à comunidade escolar em geral.
Como escritor possui quatro livros publicados, sendo três poemas e um de crônicas. O primeiro livro publicado foi no ano de 2005, o Saltim Versos, depois veio Poemas ao Alheio, O Livro Proibido e Versos à Brasileira. O próximo livro já está a caminho e tem previsão de lançamento para outubro deste ano.
João Maria dos Santos é graduado em Letras (português e espanhol) pela URCAMP, Letras (inglês) pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e pós-graduando em literatura contemporânea pela FAEL.
“Apesar de ter nascido no estado do Paraná e vivido por 11 anos na cidade de Uruguaiana, considero-me inteiramente santanense. Busco poder contribuir com a cultura através dessa oportunidade de reconhecimento de um trabalho que já vem sendo desenvolvido e aprender com os grandes confrades que fazem parte desta Academia” – encerra João Santos.