qui, 3 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Passa de mil o número de casos de dengue confirmados no Rio Grande do Sul

Foram 949 incidências autóctones – em que a doença foi contraída dentro do estado – e outras 104 importadas – de pacientes que chegaram a cidades gaúchas após sofrerem o contágio.

O Rio Grande do Sul teve neste ano 1.053 casos confirmados de dengue em 2019, conforme aponta boletim divulgado nesta quinta-feira (4) pela Secretaria Estadual da Saúde. Foram 949 casos autóctones – em que a doença foi contraída dentro do estado – e outros 104 importados – em que o paciente chegou à cidade gaúcha após sofrer o contágio.

Os dados foram contabilizados até o último sábado (29). As confirmações equivalem a 31,5% das 3.339 notificações investigadas. Foram descartados 1.402 casos, 117 foram considerados inconclusivos e 767 seguem em investigação.

Em Porto Alegre, segundo divulgou a prefeitura na terça-feira (2), a doença foi confirmada em 406 pacientes. São 390 casos autóctones e 16 importados. O bairro Santa Rosa de Lima teve 312 infectados, aproximadamente 77% do total.

Outros bairros com incidências são: Jardim Lindoia, com 15 casos; Jardim Floresta com 13; Bom Jesus com 16; Sarandi com sete; Ruben Berta e Jardim Carvalho com seis; Jardim Leopoldina, Floresta e Mario Quintana com dois; Cristo Redentor, Sétimo Céu, São Sebastião, Vila Ipiranga, Jardim São Pedro, Morro Santana, Vila Nova, Lomba do Pinheiro e Partenon com um cada.

Zika e chikungunya

Em todo o estado, foram confirmados sete casos de febre chikungunya, de um total de 229 notificações. Todos são importados. Quatro incidências foram registradas na Região Metropolitana de Porto Alegre – uma no Sul do estado, uma no Noroeste e outra no Vale do Taquari.De 88 suspeitas de infecção pelo vírus da zika, apenas uma foi confirmada. O paciente mora em Gravataí, na Região Metropolitana. Outras 29 notificações foram descartadas, e 58 seguem em investigação.

Fonte: G1/RS

Foto: Divulgação

Allanamiento e incautación de droga en Rivera

En la jornada de este miércoles 2 de abril tras un trabajo de inteligencia policial llevado adelante por parte de la Dirección de Investigaciones de la Jefatura de Policía de Rivera con apoyo de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte y el Grupos de Reserva Táctica (GRT), en el constate combate al micro tráfico de

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025