qui, 3 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Incra entregou onze Títulos de Domínio para agricultores do assentamento Cerro dos Munhoz

Documento garante a posse da terra para agricultores da reforma agrária

Lauren Trindade – [email protected]
Nesta semana, durante uma cerimônia na Câmara de Vereadores, a superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) entregou onze Títulos de Domínio (TD) à famílias de agricultores da reforma agrária garantindo a posse das terras.
Os títulos beneficiaram assentados do Cerro dos Munhoz. Após um longo período sem o INCRA titular as famílias assentadas no estado, essa é uma nova diretriz de gestão da atual direção da instituição. Na oportunidade, foi entregue a primeira leva de títulos para beneficiários do programa, espera-se que a partir deste ato, demais famílias do PA Cerro dos Munhoz, também requeiram os títulos de propriedade dos seus lotes.
Além de garantir a transferência do imóvel rural, o Título de Domínio é emitido após cumprimento de determinadas cláusulas: a área estar em nome do Incra, georreferenciada e com perímetro demarcado, assim como o Cadastro Ambiental Rural (CAR) realizado.
O Título de Domínio é um documento definitivo. O agricultor poderá pagá-lo à vista, com desconto de 20%. Se optar pelo parcelamento, terá prazo de 20 anos, com três de carência e com prestação reajustada anualmente.
O assentamento Cerro dos Munhoz foi criado pela superintendência regional do Incra no ano de 1992, com 65 famílias de agricultores, em uma área total de 1.577 hectares. Na época, o Instituto realizou a modalidade de Compra e Venda para adquirir o imóvel rural.
Um dos beneficiários foi Auri Turra, ele disse à reportagem que essa conquista foi muito importante, pois é uma independência depois de 26 anos estarem no município. Seu assentamento chama-se “Liberdade no Futuro”.
“Hoje eu posso dizer que a liberdade é agora. É muito difícil você não ter a possibilidade de ter um acesso, um crédito bancário ou um crédito do próprio vizinho que possa te garantir. Então, só nesse ponto, é muito interessante a titulação. Além disso, é uma questão social porque a discriminação que nós sofremos foi muito grande, por ser um sem, e hoje não somos mais um sem, somos um com. Então toda a conquista que nós tivemos nesse período, uma delas, ou a melhor delas, talvez seja essa porque a gente sofreu muito por falta de infraestrutura, por falta de uma logística que até hoje estamos com muita dificuldade da comercialização dos nossos produtos e cada conquista que a gente venha a ter ficamos muito felizes”, comenta Auri, emocionado com o recebimento do título.
O título representa uma autonomia para essas famílias que há muito tempo esperaram esses lotes, depois de longos anos lutando para poder ter a propriedade dessa área.
Segundo André Bessow, depois de muito trabalho, o Incra conseguiu avançar em diversos requisitos. “O título dará garantia num banco, enfim, poderá fazer a sucessão familiar. Então são diversos os benefícios que esse documento traz para o assentado e nenhum prejuízo para o assentamento”, comenta.

Famílias de agricultores da reforma agrária da localidade do Cerro dos Munhoz que receberam os títulos

Allanamiento e incautación de droga en Rivera

En la jornada de este miércoles 2 de abril tras un trabajo de inteligencia policial llevado adelante por parte de la Dirección de Investigaciones de la Jefatura de Policía de Rivera con apoyo de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte y el Grupos de Reserva Táctica (GRT), en el constate combate al micro tráfico de

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025