qui, 3 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Amsterklas trata da Água Termal em escolas

Crianças com o lápis semente recebido

No contexto de sua preocupação em tratar de sustentabilidade, o Complexo Termal Amsterland iniciou na quinta-feira o projeto AmsterKlas, no qual tem como abordagem principal a água termal. Esta é a primeira iniciativa dentre outras previstas pela Direção do Complexo para a área de educação socioambiental junto à comunidade fronteiriça. Liderado por Patrícia Barros, vice-presidente e diretora de Relações Públicas & Comunicação do empreendimento, a ação começou pela escola Instituto Livramento.
Nesta instituição de ensino o projeto se desenvolve até junho; alunos e alunas até o 7º ano serão contemplados no colégio Anglicano. Na quinta e sexta-feira as ações se desenvolveram com estudantes do 3º ano. Nas duas últimas semanas de maio serão contemplados o 4º e 5º anos. Na primeira quinzena de junho o 6º e o 7º anos.
Outras escolas da Fronteira serão contempladas com a iniciativa. Patrícia Barros, que esteve na abertura dos trabalhos quinta-feira, sinaliza que a proposta é apenas o princípio de outras ações na área da sustentabilidade: “Sem dúvida que este é apenas o começo. Importante porque antes mesmo da abertura do Parque já estamos desenvolvendo ações nesta tão vital área que é a da sustentabilidade.
As crianças, como multiplicadoras de ideias, podem colaborar muito, não apenas no comportamento, como também pela passagem da mensagem adiante, por exemplo, a respeito do uso racional dos recursos naturais disponíveis, como a água”, enfatiza. Karine Severo, gestora ambiental de Amsterland, quem conduz as apresentações aos estudantes, fala a respeito da receptividade dos alunos e alunas nesse começo de AmsterKlas: “Os estudantes estão sendo mais que receptivos, na verdade, muito participativos. Perguntam bastante e respondem com ênfase quando são questionados.
O saldo inicial está além do esperado, esperamos que continue assim”, diz Karine. Ao final dos encontros os estudantes ganham lápis semente, que ao final de seu uso pode ser plantado a menos de 2 cm da superfície em terra fértil. A árvore é a Embaúba, original da mata atlântica.

Crianças com o lápis semente recebido

Allanamiento e incautación de droga en Rivera

En la jornada de este miércoles 2 de abril tras un trabajo de inteligencia policial llevado adelante por parte de la Dirección de Investigaciones de la Jefatura de Policía de Rivera con apoyo de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte y el Grupos de Reserva Táctica (GRT), en el constate combate al micro tráfico de

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025