Com a chegada do frio, Henrique Villamur abastece sua camionete com laranjas e bergamotas e estaciona na rua para vender seus produtos
A produção familiar sempre foi destaque em Sant’Ana do Livramento. Seja por produção de leite e derivados, linguiças, charques ou até mesmo por frutas sem agrotóxicos. A família de Henrique Villamur, todos os anos aguarda ansiosamente a chegada do inverno. Em sua chácara, seu laranjal se carrega e as bergamoteiras também se enchem de frutos.
Henrique conta que toda sua produção é cultivada em sua chácara e sem nenhuma adição de agrotóxicos: “Nossa produção é totalmente independente, não usamos nenhum tipo de veneno, nossas árvores estão da maneira que Deus manda, sem apressar o crescimento dos frutos e são totalmente orgânicos”, contou.
Em sua chácara, Henrique diz que também produz melancias, e no verão o procedimento é o mesmo, vai ao centro da cidade para vender seus produtos: “No verão nos deslocamos para a região mais central. Próximo ao terminal de ônibus, graças a Deus, quase tudo que produzimos é vendido, assim temos pouco desperdício”.
De encher os olhos e as mãos
O que impressiona é o tamanho dos frutos e a intensidade da cor: “Nossa chácara é próxima do bairro Km5, nossa produção é vendida por nós mesmos. Aguardamos amadurecer, enchemos a camionete e estacionamos em algum local. Desde 2015 vendemos neste estilo, este ano estaremos durante todo o inverno aqui na avenida João Goulart, esquina com a rua Barão do Triunfo, a R$ 4,00 o quilo”, disse.
O frio não é problema para as vendas: “Chegamos aqui às 9h e vamos para casa no fim da tarde, nossas frutas são muito doces, tudo isso por não apressarmos o amadurecimento dela. Por conta disso, as laranjas são grandes e suculentas, e as bergamotas não possuem sementes”.