Residentes do bairro realizaram um abaixo-assinado para pedir providências
Sant’Ana do Livramento está sendo conhecida pelos problemas da atual administração na questão saúde. Nesta semana, os habitantes da Vila Real organizaram uma manifestação para expor a situação de sua unidade básica. Foram solicitar a reposição do clínico geral que acabou sendo retirado de sua UBS e pedir o início das atividades do profissional dentista, pois a unidade possui um consultório equipado que está parado, sem uso. Além da manifestação foram colhidas assinaturas para um abaixo-assinado o mesmo fim.
Segundo a porta-voz da comunidade, srª Elizabeth, a situação está crítica, contando somente com os enfermeiros da unidade: “Precisamos de médicos, além de clínico geral. Tem um consultório pronto para atendimento do dentista, porém sem o profissional. Toda a Vila Real precisa desta UBS, eu mesma sofro com problemas nos rins e minha pressão é altíssima, necessito deste acompanhamento. Os moradores da Vila Real estão sendo esquecidos, tendo que pedir encaminhamentos para outras unidades, como a do Prado e Divisa. Aguardamos há três semanas a mudança desta situação e nada, onde está o secretário para resolver este problema?”, falou.
Jéssica Daiana, moradora do bairro, conta que é atendida desde criança nessa UBS, e diz que há dificuldade para ser atendida em outras Unidades Básicas: “O problema é a falta de médicos e especialistas neste posto de saúde, quando é um caso mais grave temos de ir em outro posto, o mais próximo é no bairro Prado. Quem paga nosso deslocamento sendo que temos uma UBS aqui sem médicos?”, disse.
Karen, enfermeira da UBS Vila Real, recebeu informações que, provavelmente, no início da próxima semana já terá um clínico geral para o atendimento: “A definição da Secretaria da Saúde é que, talvez, venha no início da próxima semana, de qualquer forma nós fazemos o acolhimento e encaminhamos alguns casos para outras unidades que dispõem de médicos. Eu parabenizo a iniciativa dos moradores, cerca de 150 consultas estão em aberto (em espera) por conta desta falta de profissional”, completou.
Os moradores tentam buscar outras alternativas em busca de uma consulta, tendo que se deslocar para UBSs de outros bairros em busca de atendimento. O abaixo-assinado, segundo a porta voz, será encaminhado para a prefeitura esperando ter sua demanda atendida.